Entrevista ao JonasO, manager do Braga Predators
"Os melhores ficam cada vez melhores e os mais fracos têm de se safar como podem."
PPMANAGER
PPMagazine - Como tiveste conhecimento do PPM?
JonasO - Andava à procura de um browsergame de hóquei, na altura lembro-me de ter encontrado 2 ou 3 e o PPM foi o que mais me agradou, inscrevi-me e acabei por ficar por cá.
PPMagazine - Estás aqui há 2 anos, desde 2012. Que mais te agrada no jogo? E o que menos te agrada?...
JonasO - O que mais me agrada é que é um jogo que me permite jogar várias modalidades seguindo todas o mesmo estilo, facilita bastante na altura de adaptar às novas modalidades que vão aparecendo. Por outro lado, o que menos agrada é a dificuldade em atingir o topo, ou melhor, é relativamente fácil chegar às divisões cimeiras, mas depois existe um grupo de 3 ou 4 equipas que estão num nível inalcançável e isso com o passar do tempo acaba por desmotivar.
PPMagazine - E como vês o envolvimento da comunidade portuguesa? Os números de users têm vindo a diminuir…
JonasO - Acredito que tenha a ver com a resposta à pergunta anterior. Por muito agradável que seja o jogo, chegamos a uma altura que é muito difícil atingir as equipas do nível cimeiro, temos de ter uma estratégia perfeita a longo prazo, mas mesmo assim acaba por ser difícil concretizar, porque o desequilíbrio financeiro para os melhores é muito, o que acaba por aumentar cada vez mais o fosso entre as equipas. Os melhores ficam cada vez melhores e os mais fracos têm de se safar como podem.
PPMagazine - Tens equipa nos quatro desportos já abertos. Qual te agrada mais? E porquê?
JonasO - O que me agrada mais é o hóquei, é o desporto ao qual dedico mais tempo porque também foi por esse desporto que cheguei aqui. De resto, vou passando algum tempo no futebol, quanto ao andebol e ao basquetebol, tenho equipa mas não me dedico muito para já, vou evoluindo as infraestruturas e pouco mais.
BRAGA PREDATORS
PPMagazine - Chegaste à 1ª Liga do hóquei. Achas que a tua equipa pode ser “predadora” na divisão top do hóquei?
JonasO - De maneira nenhuma. Cheguei à 1ª Liga porque é relativamente fácil cá chegar, na série onde eu estavam existiam logo à partida algumas equipas bot, além disso a ideia com que fiquei foi que os users de grande parte das outras equipas da 2ª não se dedicavam muito ao jogo, equipas um pouco fracas e sem grande controlo na energia, além destes fatores tive a sorte de na temporada passada não descer nenhuma equipa muito forte da 1ª Liga para a série onde eu estava na 2ª Liga.
PPMagazine - Que comparação podes desde já fazer entre a 1ª e a 2ª liga?
JonasO - A diferença é grande, o nível de dificuldade da 1ª liga para a 2ª é enorme, eu arrisco-me a dizer que o nível que existe na 2ª liga deveria ser o nível da 3ª, talvez o abandono de users nos últimos tempos influencie esta diferença. Depois como já disse, na 2ª liga, além de equipas bastantes fracas, havia users que faziam todos os jogos em alta/muito alta, enquanto na 1ª liga é tudo mais “cerebral”, existe muito mais estratégia.
PPMagazine - A tua equipa aposta preferencialmente em jogadores estrangeiros. É uma aposta para continuar? Não consideras a formação importante?
JonasO - Considero a formação importante, mas neste momento estou a pagar pelas decisões que tomei quando comecei a jogar. Devido à facilidade de criar uma equipa competitiva nas divisões mais baixas, investi grande parte do dinheiro nisso, dessa forma consegui subir até à 1ª Liga, o maior problema é mesmo aqui. Os jogadores que tenho são fracos e velhos para o nível da liga, mas ainda não tenho instalações que me permitam apostar na formação da forma que gostaria.
PPMagazine - Tens o centro de treinos e a academia já bem desenvolvidas. As outras instalações, nem por isso. São as tuas prioridades? Até onde esperas desenvolver as instalações da tua equipa?
JonasO - Neste momento, a minha prioridade está em desenvolver a arena, parei de desenvolver todas as outras instalações. Estou a fazer agora o que devia ter feito desde o inicio, que é desenvolver a arena. Se o tivesse feito desde o inicio, estaria totalmente diferente a nível financeiro neste momento, e teria de certeza condições para ter uma melhor equipa. Agora estou a tentar evoluir a arena à medida que vou podendo, mas torna-se um processo moroso porque praticamente não tenho lucro semanal que me permita juntar dinheiro para a evolução necessária. Considero ter sido o meu maior erro desde que jogo, deveria ter apostado na arena desde início.
PPMagazine - Quais são os teus objetivos para esta 1ª época? Para já, estás fora da zona de despromoção…
JonasO - O objetivo é tentar não descer, mas ainda estou a tentar perceber se o melhor para a minha equipa será ficar na 1ª Liga, ou se uma descida de volta para a 2ª não me permitirá concretizar os meus planos a longo prazo mais facilmente. De qualquer forma se me conseguir manter nesta temporada, duvido que na próxima o consiga.
PPMagazine - E quem eleges como teus adversários na luta pelos teus objetivos?
JonasO - Uma pergunta difícil, acho que consigo não descer diretamente, mas tenho quase a certeza que terei de jogar o playoff contra um dos finalistas vencidos da 2ª Liga.
PPMagazine - Ponderas, no futuro, candidatares-te para comandar alguma seleção?...
JonasO - Num futuro próximo não pretendo candidatar-me a nenhuma seleção pois não considero ter o conhecimento de jogo necessário para o fazer. Num futuro mais distante quem sabe…
Jaga Facebook-i Jaga oma Twitter-it Jaga oma MySpace-i