Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

Liga Portuguesa de Sub-18, I Divisão


Liga Portuguesa de Sub-18, I Divisão

Vai arrancar este Sábado, dia 15 de Setembro, o "Campeonato" de Juniores de futebol PPM


A PP Magazine foi ouvir os seus intervenientes:

A verde as perguntas PP Magazine, a azul as respostas dos managers


Introdução:

Larsson, como "pai" deste projecto, diz-me qual o objectivo do mesmo e como vais encarar a competição?

É um torneio em moldes semelhantes a outros que já havia organizado em outros jogos e tem dois objectivos, o primeiro levar a uma maior participação e interacção entre comunidade Portuguesa e para esta primeira edição conseguimos cativar o interesse de mais de 30 equipas Portuguesas, poderiam ser mais, mas sei que existem outra competições a decorrer. O segundo objectivo é que os jogadores mais jovens tenham minutos de jogo, algo que verifiquei na U18 de hoquei que nem sempre acontecia, nem sequer em jogos amigáveis.
Sobre a forma como irei encarar a competição, serei como outra qualquer equipa que colocará em campo os melhores jogadores sub-18.


Pensas que este será um torneio de continuação, ou pelo trabalho que dá será uma vez sem exemplo, independentemente, de estarem previstas subidas e descidas o que presupõe continuidade?

O meu objectivo é que o torneio tenha continuação. Esse aspecto dependerá mais da comunidade do que de mim, enquanto houver interessados em participar, o torneio será organizado, quando o número de interessados diminuir drasticamente, o torneio será descontinuado com toda a normalidade. Mas posso dizer que os moldes do torneio poderão ser alterados se vocês o quiserem. Vamos ver como decorrerá esta primeira edição, e no final ouvirei sugestões que tenham que poderão passar por outro modelo, diferente número de jogos, etc.

Estás convencido que vai ser um exito, ou a partir de certa altura as equipas vão dispersar-se e deixar de marcar jogos e o campeonato perderá interesse e credibilidade?

Ser um exito ou não dependerá muito dos participantes. Por ser um torneio não-oficial, é necessário que haja colaboração de todos de forma a que sejam marcados os jogos para as datas correctas, que tenham o cuidado de apresentar um onze dentro das regras, etc. Se a quase totalidade dos inscritos "cumprirem" com a sua parte, sem duvida que será um exito. Se não o fizerem, haverá demasiados resultados na secretaria, o que naturalmente afastará o interesse no futuro.
O sucesso do torneio dependerá agora da comunidade, o meu trabalho como organizador, pode-se dizer que hoje está 95% feito (organizar as coisas e encontrar o calendário), a partir de agora, está nas mãos de todos nós.

 

Passemos então às opiniões dos jogadores que participam na I Divisão, as perguntas, iguais para todos, são estas:

1 - O que pensas desta iniciativa de um "torneio/campeonato" de Sub-18?

2 - Então e que tal os donos do jogo pegarem nesta ideia do Larsson e fazerem um campeonato de Juniores, em vez de andarmos aqui a marcar amigáveis?


3 - Julgas que assim vais ganhar experiência para os teus jogadores, maioritariamente de equipa B, e vais jogar a sério, ou é apenas uma forma diferente de jogares amigáveis?


4 - O teu objectivo é vencer ou apenas participar?


5 - Sabendo que os Juniores não serão a base da tua equipa, que hipóteses pensas que tens de fazeres boa figura?


6 - Estás neste projecto para continuar ou no futuro darás prioridade a um torneio por créditos, por exemplo?


7 - Até que ponto a Selecção Nacional ganha com esta iniciativa?


8 - Não te parece que o motor do jogo deveria alargar o plantel de 30 para 35 jogadores, por exemplo, para assim podermos aproveitar melhor a Academia sem pagar multas?


9 - Com que frequência a tua Academia te envia craques?


10 - Deixa uma mensagem para os teus adversários.

 

Pryce - Estrela Latina


1 - Considero-a uma iniciativa excelente: por um lado, jogam-se amigáveis numa competição nacional; por outro, dá para ver o que os outros andam a fazer em termos de jogadores jovens.

2 - Acho difícil. Seria bom, mas os donos do jogo não irão por isso. Depois, querer-se-ia também no hóquei e nos desportos que hão de vir...


3 - Nos amigáveis que faço, tenho utilizado a mesma equipa que vai realizar o torneio, com duas exceções, por isso, encararei esta competição como simples amigáveis, ainda que num contexto diferente. Além disso, há jogadores de 18 anos que fazem já parte da equipa principal e que nem sequer jogarão ou que não jogarão regularmente.


4 - Apenas participar.


5 - Tenho alguns bons juniores mas, como respondi atrás, há juniores que não serão, à partida, titulares da equipa para o torneio. De qualquer maneira, espero fazer uma boa figura.


6 - Não sei! Tudo depende: se tiver créditos para gastar, poderei embarcar num torneio por créditos. De qualquer modo, prefiro continuar assim.


7 - Não é por estes torneios que a seleção ganha. A seleção ganha quando os users investem nas instalações e dão prioridade aos jogadores nacionais.


8 - Acho que 30 jogadores são suficientes. A multa que se paga não é assim tão elevada como isso, a menos que se tenha uma centena de jogadores...


9 - Tenho andado algo desiludido com os rookies que me têm saído. Há duas épocas, saquei bons jogadores mas desde aí que mais nenhum saiu que pudesse chamar craque...


10 - Espero que todos levem a sério este torneio e que, por isso, estejam atentos aquando da marcação dos jogos... De resto, bom torneio para todos!

 

Larsson22 - Sporting Portugal

(Em virtude da introdução, foram excluídas algumas perguntas ao Larsson)

- Então e que tal os donos do jogo pegarem nesta ideia e fazerem um campeonato de Juniores, em vez de andarmos aqui a marcar amigáveis?

No passado sugeri que fossem criadas equipas B e na altura responderam, com alguma lógica que isso seria duplicar o número de equipas e com isso duplicar a necessidade de processamento diário.
Um campeonato nestes moldes nunca sugeria, mas creio que vai muito de encontro ao conceito dos torneios de créditos.


- Sabendo que os Juniores não serão a base da tua equipa, que hipóteses pensas que tens de fazeres boa figura?


Pelo menos na AG médio estou como a 3ª equipa, mas isso é apenas um número que pode nem sequer refletir a valia dos jogadores que irão actuar. Espero no minimo não fazer má figura :D

- Até que ponto a Selecção Nacional ganha com esta iniciativa?

Como disse noutra resposta, como treinador do Hoquei sub-18, verifiquei que havia jogadores seleccionáveis que tinham 0 de experiência, ou seja, os seus treinadores nem sequer se davam ao trabalho de os colocar a rodar em amigáveis. Portanto, sim, penso que será util haver esta "obrigação" de pelo menos ao sabado colocar os meninos a jogar :D


- Não te parece que o motor do jogo deveria alargar o plantel de 30 para 35 jogadores, por exemplo, para assim podermos aproveitar melhor a Academia sem pagar multas?


Tendo eu um plantel de cerca de 60 jogadores, não poderia deixar de concordar contigo.
Se olharmos à realidade, em qualquer clube, quantos jogadores acima dos 15 anos há? No minimo existem 70 ou 80 jogadores entre equipa sénior, juniores e juvenis.


- Com que frequência a tua Academia te envia craques?


Sou dos que acha que por temporada cada equipa deveria poder obter entre 1 a 2 jogadores de top.. porque tal como na realidade, não aparecem Messi's e Ronaldo's todas as semanas.. assim sendo, posso dizer que estou dentro daquilo que penso que deveria ocorrer.


- Deixa uma mensagem para os teus adversários.


Desfrutem do torneio e participem no tópico existente no nosso forum.

 

Voltemos então às 10 perguntas iniciais:

mariolansa - Damamipa


1 - Acho que é uma grande e positiva iniciativa.

2 - Também sou da opinião que os donos do jogo deveriam fazer os possíveis para criar este campeonato porque torna mais fácil a logística de marcação de jogos.


3 - Acho que os jogadores não vão ganhar mais experiência que nos jogos amigáveis visto que estes jogos não dão mais experiência.


4 - O objectivo é participar, mas se puder ganhar melhor
.

5 - A boa ou má figura depende muito dos jogadores (bons ou maus) das equipas adversárias.


6 - Estou neste projecto para ficar em detrimento dos outros torneios
.

7 - Não acho relevante para a selecção este projecto
.

8 - Estou plenamente de acordo que o motor do jogo deve aumentar os jogadores por equipa (35 a 40) visto que seria mais fácil apostar nos jogadores jovens
.

9 - A Academia está com nivel 12 (quase no 13), e esta época em relação à anterior está um bocadinho melhor, isto é, já me enviou um com 81%, outro com 75% e outro com 74%


10 - Atenção adversários, os meus putos vão arrasar.

 

Minisnowball - Bastardinys Futebol Clube

 

1 - Penso que estamos perante uma excelente iniciativa. Sempre gostei de investir em novos jogadores, e admiro quem aposta neste tipo de estratégia para ter sucesso no jogo. Poderá não ser o tal sucesso no imediato, mas será sem duvida a tal fonte de sucesso no futuro.

2 - A ideia do nosso Guru, Larsson, foi excelente. Quanto a ela ser aproveitada pelos donos do jogo... Humm, é melhor não chatearmos os senhores. Eles já andam ocupados com tantas outras coisas (digo eu), que é melhor manter-mos isto restrito a nós e à nossa comunidade. Se todos fizermos os serviços mínimos o torneio desenrolar-se-á de forma normal.


3 - Quanto aos meus jovens jogadores, a esmagadora maioria deles já participa regularmente em jogos amigáveis. Daí que não vão ganhar mais experiência do que aquela a que já estão habituados. Vou jogar de uma forma normal, sem me empregar a fundo. Talvez com o decorrer do torneio, se os resultados assim o justificarem, venha a rever a importância e entrega a empregar nos jogos.


4 - O objectivo não será o de ganhar, pois penso que há equipas bem mais fortes que a minha. Mas vamos ver, jogo a jogo.

5 - Tendo eu sido colocado na 1a divisão, estou junto de todos os tubarões dos sub-18. Vejamos se os miúdos tremem ou não na hora da verdade... eheheh.

6 - Gostava de estar neste projecto para continuar, mas penso que não será assim. Por coincidência este torneio coincide com o último ano desta minha "Geração de ouro" ao nível dos sub-18. Na próxima temporada não terei jogadores suficientes para voltar a participar e dedicar-me-ei apenas na disputa de amigáveis.

7 - Ao nível da Selecção Nacional, mal nunca fará uma iniciativa como esta. Penso que será mais uma boa montra para ajudar a revelar jovens pérolas que por aí vagueiem nos nossos plantéis. Por certo que por aqui se vão revelar os nossos craques de amanhã. Agora vamos lá a ver se eles se chamam Silva, Santos etc, etc, ou se terão uns nomes esquisitos acabados em ic, ov, ev, etc, etc.


8 - Alargar o número de jogadores de 30 para 35 ou outro qualquer número (35 já era bom, pois é o número de jogadores que tenho no meu plantel... eheheh), seria sempre uma boa iniciativa. Porque quanto menor for a multa diária a pagar, melhor será para todos. Mas também aceito e compreendo um número de 30. De uma perspectiva realista do que se passa na realidade e uma banalização excessiva do número de jogadores tiraria algum elan ao jogo, penso eu. Muitos desses jogadores nunca jogariam na nossa equipa, e permaneceriam apenas tendo em mente o evoluírem para poderem mais tarde render mais uns trocos. Aceito os 30, penso ser um número razoável.


9 - A frequência com que a minha academia me envia craques é simplesmente... Nenhuma!! Devo estar em AM e ela em FM ou algo do género... eheheh. Que miséria, que desgosto. Nas últimas 3 temporadas devo ter ficado com apenas 1 ou 2. E não são os tais craques de que falavas. São apenas jogadores normais, segundas opções. Comigo funciona assim, queres craques? Vai ao mercado rapazinho. Os meus dois filhos começaram a jogar esta temporada. Um deles com academia de nível 3 ou 4 já conseguiu tirar um jovem que eu em 8 temporadas colocaria no meu Top 5 de jovens promessas. Enfim, na minha academia o futebol deve ser rei ao nível da PS3, matrecos ou algo do género.


10 - uma mensagem para os meus adversários? Never stop party (onde e que eu já ouvi isto?).

 

GizmoStyle - FK Santo André

 

1 - Penso que é uma iniciativa muito positiva, por um lado cria mais uma competição entre as equipas Portuguesas e por outro ao ser limitada na idade faz com que não seja uma simples repetição do campeonato regular.

2 - Seria uma boa ideia mas não sei até que ponto seria de fácil implementação porque em moldes semelhantes iria-lhes roubar dias que são utilizados em torneios de créditos.


3 - Em primeiro lugar é uma forma mais competitiva de jogar amigáveis, mas irei apresentar a equipa mais forte que tenho disponivel.


4 - Dificilmente terei hipóteses de vencer, olhando o agrupamento das equipas vemos que há 1 ou 2 equipas que têm jogadores muito acima das restantes.


5 - É como disse na resposta anterior, o que conheço dos adversários é a média da avaliação geral que o Larsson apresentou no agrupamento das equipas e aí vejo que há equipas muito mais apetrechadas.


6 - Mesmo em outros jogos sempre fui participando neste tipo de torneios, por isso enquanto o projecto continuar estarei presente.


7 - A selecção senior não ganhará muito porque os jogadores que são atualmente convocados não têm idade para este torneio, mas acredito que beneficiará muito as futuras seleções jovens porque acabamos por obrigatoriamente dar algum tempo de jogo a jogadores que normalmente não são opção.


8 - Eu penso que não deveria haver limitação, haveria maneiras de diminuir o rendimento dos traders.


9 - Pela evolução da equipa e olhando a média da avaliação geral penso que muito menos frequentemente que a outras equipas.


10 - Divirtam-se com o torneio e os jogos e principalmente respeitem quem organiza e participa no torneio marcando os jogos atempadamente e apresentando equipas dentro das regras.

 

jmlemos - Academia Sporting Clube

 

1 - Excelente iniciativa a do Larsson. Além da promoção do jogo dentro da comunidade, faz com que exista convívio entre os treinadores e promove possíveis jogadores de selecção (com o devido acompanhamento).

2 - Os "donos do jogo" deveriam rever os campeonatos e replicar o que hoje em dia existe no Hoquei - campeonatos de selecções camadas inferiores - Seria sim uma grande aposta.


3 - Experiência não; Alguns dos jogadores fazem parte do lote de convocados para os jogos oficiais e os restantes já realizam jogos amigáveis pelo que aí não vejo qualquer vantagem.


4 - Participar e preparar a minha equipa de futuro que está em fase de crescimento. E se possível... ganhar ou chegar o mais longe possivel - afinal o prémio é aliciante!!!


5 - Respondi no ponto anterior... Os jogadores juniores serão a minha equipa no futuro. Apresentarei jogadores maioritáriamente de 16 anos e essa será a minha estrutura.


6 - Sempre que existirem iniciativas deste género, estarei sempre presente.


7 - Ganha com a vantagem de se poder observar jogadores ainda sem progressão mas com bastante potencial. Poderá e deverá existir aconselhamento entre os treinadores menos experientes por forma não existirem erros de treino.


8 - Pessoalmente o alargamento para um plantel de 35 jogadores era bastante favorável, isto porque tenho sempre 50/60 jogadores na equipa. Contudo são as regras do jogo; E se olharmos para a realidade dos clubes, 30 jogadores são mais que suficientes... tudo o resto tem de obrigatóriamente de implicar custos extras.


9 - Até à data não têm saído grande coisa, mas para já e no decorrer desta época não me posso queixar... não serão estrelas de selecção mas têm grande potencial de crescimento.


10 - Boa sorte a todos e que com esta iniciativa possamos pensar num futuro de jogadores para a(s) selecção(s).

 

Até ao fecho deste trabalho ainda não tinha recebido as respostas dos managers: lmalves - Vale de Vilão Eagles; Paulo79 - BlackDragons Porto; OAK - OAK United FC e AGPinto - Hraki. São estes os participantes da I Divisão, Campeonato de Sub-18.

 

Informação aos leitores:

As próximas entrevistas saem em:

II Divisão, 22 de Setembro

III Divisão.1, 29 de Setembro e

III Divisão.2, 6 de Outubro.

 

Boa sorte a todos e obrigado pela vossa participação.