Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

A época da selecção nacional


A época da selecção nacional

 

Depois da boa prestação no mundial da época 7, a selecção nacional prepara a presença do mundial da Divisão I da época 8, em que tentará a promoção à Divisão principal o que, caso se verifique, acontecerá pela primeira vez.

Após ter conseguido ser reeleito com pouco mais de 50% dos votos, e com um novo adjunto, o seleccionador nacional Xxflip fez o já tradicional "corte" no plantel da selecção. Da lista de jogadores dispensados, destaca-se a dispensa de 2 jogadores que tinham sido aposta do seleccionador no último mundial: Max Abrunhosa, goalie do campeão nacional Laetus, e Avelino Quaresma, defesa universal do Shui Xian. Ambos os jogadores tinham chegado à selecção nacional na época 4, pelas mãos do antigo seleccionador nacional Pedroperry, e têm respectivamente 38 e 57 jogos pela equipa nacional. Nesta época Xxflip ainda não estreou nenhum jogador na equipa nacional.

Os jogos de preparação têm decorrido de forma positiva. Após um duplo confronto com a Finlândia, nosso futuro adversário na fase final do mundial, que se saldou com uma derrota fora por 3-2 no prolongamento e por uma vitória em casa por 3-1, seguiu-se um duplo confronto com a Áustria. Após a nossa selecção ter vencido o primeiro encontro por 5-2, saiu copiosamente derrotada no segundo por 9-2, resultado que passa a constituir a derrota mais pesada de sempre da equipa nacional. Regressando a casa a equipa lusa recompôs-se, e venceu sucessivamente a Argentina por 5-3 e a Áustria por 4-3. Portanto, nos 6 jogos realizados o saldo cifra-se em 4 vitórias e 2 derrotas, saldo bastante positivo face ao histórico da nossa selecção.

Nos jogadores utilizados, o destaque vai para o centro que joga na I liga húngara Renato Amorim, que já leva 4 golos e 4 assistências. Delfim Vila Real, ala direito do Shui Xian já tem 2 golos e 4 assistências, e Nuno Barroso (defesa que joga na I Liga da Ucrânia), Mário Costa (ala direito do Lima Team) e Luis Gonzaga Granado (centro que joga na I Liga da Rússia) fecham o Top 5 com 4 pontos cada. Nos goalies, Francisco Lobato dos Axadrezados é o único utilizado em todos os jogos e leva 1,8 golos sofridos por jogo, por sua vez Alan França (II Liga Letónia) e Olegário Másculo (Acdcabouco) têm uma média de 1 golo sofrido por jogo cada.

Abordamos o percurso da selecção numa breve conversa com o seleccionador nacional Xxflip:

- Como tem corrido a preparação até aqui?

Tem decorrido dentro do esperado. Os jogadores mostram um bom nível de energia para esta fase da época e a química está a evoluir conforme o pretendido.

- Aquela derrota por 9-2 com a Áustria, foi a maior derrota de sempre da selecção. O que se passou de errado nesse jogo?

A escolha dos jogadores durante os jogos amigáveis é sempre efectuada em função da química, pelo que nesse jogo as nossas linhas defensivas poderão ter sido um pouco mais fracas virtude dessa escolha, no entanto também penso que a Áustria teve um daqueles dias em que tudo corre bem. Não acredito que esse resultado seja indicativo da diferença entre as duas selecções.


- Poderá ter causado alguma surpresa a dispensa imediata da selecção de 2 jogadores que tinham sido apostas fortes no último mundial, casos do goalie Max Abrunhosa e do defesa Avelino Quaresma. Queres tornar públicos os motivos destas dispensas?

Em ambos os casos deveu-se ao facto do seu potencial de evolução ser baixo. Neste momento temos outros jogadores com maior capacidade de evolução, bem como atributos superiores, pelo que adaptamos a nossa estratégia aos recursos existentes neste momento. A sua curva evolutiva mostra que a diferença que era mínima no inicio desta época iria aumentar de forma negativa com o tempo, dai a sua dispensa.

- Apesar das dispensas, nenhum novo jogador foi ainda chamado. Quando poderemos ver "sangue novo" na equipa?

Neste momento e devido à necessidade de subir químicas, bem como de manter os jogadores com maior potencial entre os 28 escolhidos todas as semanas, não seria possível colocar novos jogadores na lista de forma a receberem o bónus de treino. A escolha é entre melhorar futuras promessas ou melhorar os jogadores escolhidos para o próximo mundial, e uma vez que a grande maioria dos jogadores actuais tem uma longevidade de 4 ou superior, nós escolhemos apostar na evolução desses jogadores. Existe uma lista de potenciais jogadores a serem chamados, e eventualmente serão preenchidos os 8 lugares restantes, mas não havendo para já, possibilidade deles usufruírem do bónus, também não há urgência em adiciona-los à selecção.

 

Daqui a algumas semanas, a PPMag fará novo ponto de situação sobre a época da selecção nacional.