Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

Suécia - 5 - Portugal - 4


Suécia - 5 - Portugal - 4

 

No último jogo de preparação rumo ao mundial, Portugal deslocou-se à Suécia para disputar o último dos amigáveis antes do início do mundial na próxima semana

O seleccionador nacional Xxflip já tinha avisado que este derradeiro jogo seria encarado como se já estivéssemos no mundial, e referiu que “A equipa está escolhida, e os jogadores prontos para esta nova etapa. O jogo contra a Suécia será já um teste às nossas capacidades, apesar das linhas e as tácticas ainda estarem sujeitas aos nossos objectivos de preparação. Já se sente o nervoso miudinho entre os jogadores, sensação que irá desvanecer-se assim que o disco caia no gelo pela primeira vez."

Xxflip mudou praticamente meia equipa, apostando então numa equipa bastante próxima daquela que entrará na arena na próxima semana no 1º jogo do mundial. Destaques para o regresso do goalie do Acdcabouco Olegário Másculo que foi titular e do defesa que joga na III divisão húngara Nuno Barroso, ambos os jogadores só tinham sido utilizados por uma vez nesta fase de preparação.

Perante 8.050 espectadores, Portugal entrou no jogo a perder pois ainda não se tinha passado o primeiro minuto e os suecos aproveitaram uma desconcentração defensiva da equipa nacional para inaugurar o marcador. No entanto, o domínio do jogo era luso perante uma equipa sueca muito faltosa que ia permitindo a Portugal dispor de largos minutos em situação de vantagem numérica. Assim, não surpreendeu ninguém que Portugal empatasse o encontro aos 8 minutos, quando Marco Campos desviou um remate de Miguel Oliveira na cara do goalie sueco. Aproveitando uma das 4 situações de Power Play que dispôs no 1º período, Portugal passou para a frente ao minuto 10, num golo a papel químico do anterior com outros protagonistas. Luís Gonzaga Granado passou para Armando Pascoal, que após iludir um adversário rematou forte com Mauro Ladeia a desviar à boca da baliza. Ao minuto 16, Portugal aproveitou novamente o Power Play. Com 2 jogadores a menos o goalie sueco tentou jogar o puck para um colega de equipa, e após recuperar o puck Luís Gonzaga Granado assistiu Mauro Ladeia para este bisar no encontro e colocar Portugal na frente por 3-1. Era um resultado justo, mas quando todos esperavam que Portugal chegasse ao final do período na frente, no último minuto do período os suecos chegaram ao empate primeiro num golo um pouco estranho em que o marcador rematou quase em queda, e depois após uma intercepção dos suecos que só terminou nas redes de Olegário Másculo.

Com 3-3 no marcador, não estranho que ambos os seleccionadores trocassem de goalie pois nenhum deles estava a ter a eficácia habitual. A estratégia resultou, pois quer Max Abrunhosa quer o goalie sueco entraram bastante bem no período e nenhum deles estava com vontade de ir ao fundo das suas redes. Os suecos continuaram muito faltosos (mais 3 penalidades), mas desta vez Portugal não conseguiu aproveitar as situações de vantagem numérica, nem mesmo quando durante 30 segundos jogou com 2 jogadores a mais. Max Abrunhosa também esteve bem, pois juntamente com os defesas conseguiram parar os suecos nas 2 situações de desvantagem numérica, não permitindo que o empate se desfizesse neste período. Portugal mais uma vez esteve mais rematador, mas não foi eficaz.

Foi assim no derradeiro período que tudo se decidiu, com o jogo a ser de parada e resposta. Depois dos suecos terem rematado ao poste ao minuto 43, ao minuto 44 marcaram mesmo, numa jogada de contra-ataque após um remate de Tálio Martins ao poste. Algum azar para Portugal, mas logo depois os suecos voltaram a marcar após uma recuperação de bola ao minuto 46. Portugal dominava…. os suecos marcavam…. Mas ao minuto 49 a esperança voltou à equipa nacional, pois Nando Esperança reduziu para 4-5 na recarga a um primeiro remate de Pedro Sanchez defendido pelo goalie sueco. Tudo para decidir nos derradeiros 10 minutos, mas aí a maior experiência dos suecos veio ao de cima e conseguiram controlar o jogo até à derradeira buzina.

Assim Portugal soma a 3ª derrota consecutiva, nada de auspicioso para o mundial que aí vem. Destaque para o bis de Mauro Ladeia e as 2 assistências de Luis Gonzaga Granado insuficientes para a vitória. Preocupante também a menor eficácia dos goalies, situação que todos desejamos que não aconteça nos próximos jogos.

Xxflip disse após o jogo que “Gostei mais do jogo do que do resultado. Nos últimos 35 segundos do primeiro período sofremos 2 golos, situação que não é normal e que dificilmente se repetirá, e foi aí que perdemos o jogo. O Max será o nosso guarda-redes titular frente ao Brasil, decisão reforçada pela exibição do Olegário hoje, no entanto o lugar não está garantido até final do mundial, há que manter uma performance elevada, e isto é válido para todos os outros jogadores."

O seleccionador da Suécia, Kentacross, referiu que “Foi um jogo importante para nós, dado que era o último jogo antes do início do mundial. Era a última oportunidade para testar formações e tácticas, e penso que conseguimos aquilo que queríamos. O resultado não era importante, mas é sempre bom vencer, mesmo em jogos amigáveis. Estamos com a energia um pouco baixa mas temos alguns reservas com boa energia e química, por isso não deverá ser um problema no futuro.”

Na próxima semana começa o mundial, começamos já no próximo sábado contra o Brasil. Seguem-se por esta ordem Ucrânia, Finlândia, Bulgária e Áustria. Vamos lá Portugal!!!