Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

Portugal - 0 - Holanda - 5


Portugal - 0 - Holanda - 5

 

Depois da vitória da semana passada perante a Suécia, Portugal recebeu na Wi Yu Arena a Holanda para mais um jogo de preparação rumo ao mundial.

Após a análise ao adversário, o seleccionador nacional Xxflip seguiu o plano de preparação estipulado para o mundial, não tendo como exclusiva preocupação o resultado deste jogo. Xxflip referiu que "A Holanda é outra equipa difícil. Iremos apostar em quebrar-lhes o ritmo evitando dessa forma que tornem conta do jogo. Continuamos a optar por jogadores com menor ritmo de jogo, pelo que as transições mais lentas beneficiarão a nossa equipa. O objectivo será conseguir um resultado positivo, mesmo reconhecendo a superioridade do adversário. Estamos todos motivados, e entre os jogadores existe um clima agradável e de companheirismo"

Apesar de pretender rodar os jogadores menos utilizados, foi um Portugal bastante diferente que se apresentou na Arena, pois Xxflip fez 10 mudanças relativamente à equipa que venceu a Suécia. Entre elas, o destaque vai naturalmente para a estreia do ala esquerdo do Lima Team Manuel de Sousa, que jogou na 3ª linha do nosso ataque.

Após uns primeiros 10 minutos pautados pelo equilíbrio, os 8.600 espectadores presentes na Arena começaram a ver um encontro marcado pela boa finalização dos holandeses. Depois do golo inaugural para a selecção laranja ter surgido aos 11 minutos Portugal reagiu, encostou o seu adversário às cordas durante 5 minutos com alta pressão e algumas oportunidades para empatar o encontro, mas o goalie holandês não estava pelos ajustes. A Holanda equilibrou o jogo na fase final do período, mas aí foi a vez de Alan França brilhar e assim impedir o avolumar do resultado.

No 2º período, cedo os holandeses dilataram a vantagem pois aos 25 minutos souberam aproveitar uma situação de Power Play para marcar o segundo golo, resultado que nesta altura era algo injusto para a equipa nacional. Não obstante a Holanda ter trocado de goalie, a desinspiração do ataque luso mantinha-se pois Portugal não conseguia marcar, e a frustração ia tomando conta dos nossos jogadores que assim iam cometendo algumas penalidades desnecessárias (6 penalidades no final do 2º período). Alan França ia fazendo o que podia para impedir mais golos holandeses e assim chegou o final do período com 0-2 no marcador.

No derradeiro período, e já com Francisco Lobato no lugar de Alan França, a única diferença na história do jogo foi somente a maior eficácia do ataque holandês. O 0-3 chegou aos 42 minutos, e o jogo ficou decidido. Estava escrito que a sorte também não queria nada com a nossa equipa, pois aos 53 minutos depois de Renato Amorim ter acertado no poste os holandeses no contra-ataque fizeram o 0-4. O 0-5 final surgiu a um minuto e meio do final, numa altura em que já nada havia a fazer para mudar o rumo dos acontecimentos.

Vitória sem discussão da Holanda, mas por numero exagerados face ao que se passou na Arena. No entanto, sem eficácia na altura do remate é impossível discutir resultados. A rever também as excessivas penalidades cometidas pela equipa nacional, não obstante termos tido alguma eficácia nas situações de shorthand (5 em 6).

Xxflip naturalmente não estava satisfeito no final do encontro, e referiu que "O resultado foi negativo, e apesar de reconhecer a superioridade do adversário, acho que o resultado final não reflecte o que se passou dentro de campo. A nossa equipa baixou os braços no terceiro período e com isso entregamos o jogo por números expressivos. De positivo fica apenas a nossa prestação ao defender 5 das 6 penalidades cometidas, situação que deixa antever boas perspectivas para os jogos a sério. Em relação aos guarda-redes, fiquei satisfeito com o jogo do Alan França, não tanto com o jogo do Francisco Lobato. Já trocamos impressões sobre o que poderá ter corrido mal e fiquei satisfeito com a sua aceitação do mau jogo e motivação para continuar a evoluir. Foi certamente uma experiência que recordará no futuro."

Infelizmente não foi possível obter o comentário do seleccionador holandês.


Na próxima semana Portugal recebe a Estónia, equipa que já nos venceu esta temporada por 2-1 e que nesta última semana venceu o Brasil por 4-2. Esperemos que a equipa esteja a altura, pois a fase de testes está quase no fim e é importante ganhar moral para o mundial que se aproxima.