Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

Manager Jozef Korbel visitou o PPM


Manager Jozef Korbel visitou o PPM

Saudações a todos os managers do PPM com esta edição especial da PP Magazine. Hoje não vamos lidar com nenhum desporto virtual, mas com um desporto verdadeiro, e ao mais alto nível. Jozef Korbel é um jornalista desportivo de longa data, porém nos dias de hoje é gestor de media, sendo que nos últimos sete anos tem trabalhado para o seu amigo pessoal e ciclista de classe mundial Peter Sagan. Sr. Korbel aceitou o convite da equipe editorial do PP Magazine para nos conceder uma entrevista.

A reunião decorreu na sede do PPM em Bratislava, na quinta-feira 29 de Janeiro de 2015. Sr. Korbel reuniu-se com o co-fundador e CEO da PPM Ivan tuttle Krechňák. Ivan apresentou a equipa PPM, bem como o trabalho realizado por cada departamento no âmbito dos projectos em curso. A conversa que apresentamos a seguir decorreu num tom bastante amigável e foi obviamente sobre vários desportos e sobre o interesse que ambos partilhamos em incentivar os jovens a praticar desporto.

Mais tarde, o Sr. Korbel conseguiu arranjar tempo para responder a algumas perguntas para o PP Magazine assim como mostrar algumas fotos especiais do seu arquivo pessoal:
Vou começar por apresentá-lo aos leitores da PP Magazine. Sr. Korbel tem 57 anos, é licenciado em economia e tem uma pós-graduação em jornalismo. A sua carreira está ligada a vários meios de comunicação e de impressão eslovacos. Começou a sua carreira com a supervisão de colunas sobre desporto jovem, que pode não parecer atraente à primeira vista. Qual foi o âmbito do seu trabalho? Quais as mais-valias teve considerando que ainda hoje o vemos a trabalhar com jovens?

- O trabalho com os jovens satisfaz-me imenso. Faz-me sentir mais jovem e é algo que realmente gosto de fazer. Eu comecei a escrever em 1981 no jornal diário Šport, onde fui responsável durante 7 anos pela secção de futebol e hóquei jovem. O interessante, agora que estou mais velho, é que estou novamente a trabalhar com jovens desportistas. Trabalhar com jovens atletas é bonito mas também complicado. Eles são apenas crianças ou adolescentes que têm sonhos e objetivos e é algo que eles tentam alcançar. Mas há muitos obstáculos que estes jovens entusiastas têm de ultrapassar para chegar ao topo. Há vários elementos que influenciam o seu rendimento, tais como o carácter, a força de vontade, o talento, os pais, a escola, o clube, as namoradas, etc.. A minha tarefa é garantir que tudo está em sintonia e remover todos aqueles obstáculos que podem tornar o caminho mais difícil. É uma maratona, mas acredito que vai trazer bons resultados!

 

Pode contar-nos um pouco mais sobre o trabalho que desenvolve com a juventude nos dias de hoje? Dos atletas que estão consigo, quem é aquele que poderemos ouvir falar num futuro próximo?

- Como eu estava a dizer, o trabalho com jovens é mais exigente e requer muitos sacrifícios. A situação no desporto no nosso país é muito mais complicada e pior do que costumava ser durante a era comunista. Naquela época, havia grandes clubes para jovens talentosos, muitas instalações desportivas entre outras coisas, mas tudo desapareceu ao longo do tempo. O governo está lentamente a afastar-se do desporto e toda a responsabilidade recai sobre os ombros dos pais e de alguns patrocinadores. Não é à toa que o desporto eslovaco está em declínio. Temos apenas alguns casos esporádicos, algum sucesso aqui e ali, mas isso é porque não há trabalho sistemático como havia no passado! E é por isso que fico muito feliz quando encontro pessoas que estão dispostos a trabalhar com os jovens ou mesmo a financiar esse trabalho. Essa é uma das razões pelas quais tenho vindo a trabalhar para a AA Sports Management nos últimos quatro anos. Aqui encontrei um proprietário entusiasmado, o Sr. Andrej Augustín, uma grande pessoa, que também está cuidando do clube de hóquei Jokerit Petržalka na Extraliga e juntos trabalhamos com jovens jogadores de hóquei e de futebol. Nós acompanhamos a sua evolução, ajudamo-los, comunicamos, cuidamos deles e abrimos-lhes o mundo, enviando-os para o exterior para melhorarem as suas capacidades desportivas, linguísticas, etc. Temos vários garotos talentosos entre os 14 e os 25 anos de idade e acredito que podemos ajudá-los a realizar seus sonhos. Nomes de hóquei como Tomek, Bubela , Grman , Krištof , Varga, Holešinský , Šimun , Solensky ou de futebol como Valjent , Lády, Lukáčik , Lenart , Chromek , Bellas , Fischer entre outros serão falados na comunidade desportiva. E mais estão a começar a dar os primeiros passos. Há talentos na Eslováquia, só precisamos lidar com eles de forma responsável e sistemática!

 

Em que eventos desportivos participou como jornalista? Lembra-se de alguns momentos da história do desporto que tenha testemunhado pessoalmente?

- Durante esses 27 anos de trabalho de jornalismo passei por muita coisa, escrevi como jornalista desportivo para jornais diários como o Šport, o Smena, o Nový CAS ou o Plus1 deň ... Estive em vários lugares, visitei países interessantes. É difícil escolher o melhor momento pois senti-me bem e feliz em todo o lado. É claro que eu sempre tive um fraquinho por países do sul da Europa. No início participei em torneios para jovens em Tashkent, Uzbequistão, mais tarde o jogo de despedida de Oleg Blokhin em Kiev, várias finais da Liga dos Campeões, depois as minhas viagens após a revolução de veludo para visitar desportistas da Checoslováquia no estrangeiro (Horváth, Scherer, Chovanec, Straka, Moravčík, Vencel, Glonek, Tittel, Dubovsky). Belas lembranças ...

Muitos jovens talentosos e juniores passam a praticar actividades menos exigentes à medida que envelhecem, o que, felizmente, não foi o caso de Peter Sagan. Quando foi que começou a compreender o potencial que ele tem? Como surgiu a vossa colaboração? Como descreve o vosso relacionamento?
- Peter Sagan é, literalmente, um talento excepcional, um atleta centenário! Eu conheci-o em 2008, quando ele tinha apenas 18 anos. Ele comemorou recentemente um quarto de século. Ele na altura já tinha muito potencial, praticava BTT, onde era o campeão mundial júnior nesse ano. Um ciclista fantástico e uma grande pessoa. Era só uma questão de tempo para ele mudar para o ciclismo de estrada, o que aconteceu em 2009, disparando a sua carreira para níveis mundiais na equipe italiana Liquigas. De repente, o mundo inteiro descobriu um novo herói. Eu tenho tratado dos aspectos relacionados com os media para o Peter Sagan há cerca de 7 anos. Eu organizava as suas conferências de imprensa, os passeios com os media, tratava de imensas entrevistas, organizava vários eventos na Eslováquia, geria a sua página no Facebook, mas também trato de várias coisas pessoais, até mesmo para a sua família. Mas é um trabalho feito com o coração. E o nosso relacionamento? O fato de que estarmos no nosso 8º ano juntos diz tudo.

 

Pode contar-nos um pouco mais sobre a equipa pessoal de Peter Sagan? Como dividem as tarefas?


- Peter Sagan é representado pelo terceiro ano por uma agência italiana DMTC, da qual faço parte. Há o Diretor de Marketing Marco Del Checcolo, manager desportivo Giovanni Lombardi, supervisor do escritório Mario Maratea, manager de marketing Katarína Smolková, fisioterapeuta Maroš Hlad e eu lido com os media.

 

Como são os seus dias no Tour de France? Tem oportunidade para apoiar Peter em algum lugar nas etapas? Como se manifesta a popularidade do Peter longe das câmaras?


- O Tour de France é um evento verdadeiramente magnífico. Junto com o pai de Peter, Sagan Ľubomír, participei em três, quando Peter brilhou e ganhou a camisola verde na classificação por pontos! A sua popularidade é imensa, as pessoas apoiam-nos a cada passo, encontramos vários fãs eslovacos e devo dizer que o Peter é também popular entre os fãs doutros países. No início ou no final há sempre muitos fãs à sua espera no autocarro para ter um autógrafo ou uma foto, eles gritam e apoiam-no, todos os anos a atmosfera é muito especial. Vou juntamente com seu pai às primeiras dez etapas e, depois, à final em Paris. Vamos sempre para o local do início de cada etapa, que ocorre por volta do meio-dia, apoiar o Peter. O seu pai dá-lhe sempre uma bênção cristã na testa e, depois, viajamos para a chegada, onde esperamos por ele, enquanto assistindo a corrida nos ecrãs gigantes. Claro que ao longo do caminho conhecemos muitos fãs, paramos, falamos com eles e assim continuamos a ter novos amigos.

 

 

Peter parece ser um tipo porreiro, que não procura conflitos, mas que em corrida se torna num predador e por vezes no pódio apodera-se de algo que não é dele. O que se passou com a menina do pódio deixou o Peter preocipado pois logo pediu-lhe desculpas publicamente. Será que este acontecimento teve alguma consequência séria?


- Tudo isso aconteceu no Tour belga de Flandres, há dois anos, no início de Abril, quando ele terminou em segundo lugar. Estávamos perto dele quando ele estava no pódio e o meu colega Michal gritou para ele: belisca-a. E foi isso que o Peter fez, beliscou o rabo da menina do pódio chamada Maja. É claro que nenhum de nós percebeu naquele momento que consequências isso teria. Os media ingleses pegaram na história e viram-na como um caso de assédio sexual, esta notícia encheu os meios de comunicação e os tablóides fizeram disto um caso importante. No final, Peter pediu desculpas à menina do pódio, deu-lhe um bouquet de flores na corrida seguinte e assim terminou o caso. Mais tarde soube pelo nosso clube de fãs belga que Maja tornou-se muito popular no país e que várias empresas pediram para ela estar presente em vários eventos. Todo o mundo queria a menina do pódio que foi beliscada pelo Sagan!

 

Peter decidiu mudar-se para uma nova equipa depois de 5 anos com a Liquigas - Cannondale. Desde o início de 2015 ele é membro da equipe Saxo - Tinkoff, equipa a que se adaptou muito rapidamente. O gerente da equipa Bjarne Riis declarou logo após a chegada do Peter que se o Sagan não ganhar qualquer um dos clássicos da primavera, ele ficaria desapontado. Será que estas declarações vão por o Peter sob uma pressão desnecessária? Parece que desafios positivos, como um presente para o seu aniversário (uma vitória numa etapa do TDF) são mais facilmente atingidas por ele.


- O Peter gosta de desafios. Ele é um profissional completo. A mudança de equipa vai certamente ajudá-lo porque ele vai ser querer sempre mais e terá companheiros mais fortes ao seu redor. Eu pessoalmente acho que o Peter vai atingir os seus objetivos para satisfação de todos. O meu presente? Isso foi dado no primeiro Tour de France em que ele participou, foi na cidade francesa de Metz, a 6 de Julho de 2012, quando ele ganhou, veio até mim e disse: Isto é um presente para ti!

 

O que fazes no teu tempo livre? Praticas desporto? Ouvimos dizer que és um grande fã do FC Barcelona e que és tu que organizas o seu clube de fãs. Podes falar-nos mais sobre isso?


- Para ser honesto, eu geralmente não tenho muito tempo livre, mas sempre que tenho tento passá-lo com a minha namorada Ivetka e com os meus filhos. Eu adoro relaxar no meu jardim. Eu também gosto muito de viajar e é por isso que eu ajudo a Agência Sports Travel na sua ligação com os media. É claro que não esqueço os meus jogos de futebol. Eu jogo todas as quartas feiras com outros jornalistas. Eu sou um fã do futebol ofensivo e variado que tem sido praticado durante anos por equipas holandesas e espanholas. Sou um fã do Ajax e do FC Barcelona há bastante tempo. Sou o vice-presidente do clube de fãs do FC Barcelona na Eslováquia, que é chamado de Penya Barcelonista Eslovaca dels Alts Tatras. Foi fundada pelos Srs. Bellas, Potuček e Jurica, temos cerca de 300 membros, organizamos passeios, torneios e outras atividades. Por exemplo, em agosto do ano passado, quando estávamos num congresso em Barcelona, revelamos numa linda cerimónia no Camp Nou o nosso logótipo, na frente da Direção do clube. Colaboramos com outros clubes de fãs de países vizinhos, como a Eslovênia, Montenegro, Polónia e República Checa. O nosso clube de fãs está bem vivo!

 

 

A última pergunta é sobre o Peter Sagan, novamente. Em que corridas vais estar presente este ano para apoiar o Peter?


- Eu ainda não sei... Da última que estivemos numa exposição em Israel, batizámos a criação de uma nova equipa chamada Cycling Academy Team, sob o patrocínio de Peter Sagan. A temporada está apenas a começar. O Peter vai correr no Qatar e em Oman, mas estou a pensar ir a uma corrida clássica na primavera, em Março ou Abril. O que tenho a certeza é que estarei no Tour de France, como de costume!


Os fãs do Peter Sagan podem seguir a sua actividade no pelotão, os seus truques acrobáticos e tenho a certeza que o veremos muitas vezes no pódio. Todos nós desejamos-lhe que se mantenha longe de lesões e de que esteja satisfeito consigo mesmo, no final da temporada. Obrigado Sr. Korbel por nos ter dado esta entrevista agradável, por arranjar tempo na sua agenda e por aceitar este nosso convite. Desejo-lhe muito sucesso para os seus futuros trabalhos com a juventude e no apoio a Peter Sagan. A Comunidade do PowerPlay Manager envia saudações calorosas ao Peter Sagan.

 

Autor:  iwann | Traduzido por: jtva