Futebol extra PPM XIX
Crónica Leonina
Bom dia queridos leitores da PPMagazine
Benvindos a esta sexta feira 13 onde vos irei dar conta da insatisfação de, pelo menos, dois leitores e uma pequena explicação do porquê de continuar com esta crónica.
Perguntarão vocês, então se há leitores descontentes porque continuas com a "Crónica Leonina"?
Ainda bem que me fazem essa pergunta, tenho duas respostas, primeiro porque sou teimoso como o raio que me parta, segundo porque vos vou provar que tenho razão quando digo que vejo com os meus olhos, brinco, divirto-me divertindo-vos (penso eu) e não ofendo ninguém.
E então porque há leitores descontentes?
Outra excelente pergunta que V. Exas. me fazem... estão descontentes porque não percebem a ironia e o humor que ponho nas minhas crónicas e veem nisso falta de respeito e de educação, não perceberam ainda que pelo facto de eles não gostarem existem outros que gostam, e não perceberam ainda que já convidei e continuo a convidar os leitores para participarem com as suas crónicas, opiniões, críticas (moderadas e educadas) para defenderem as suas cores!
Bom, agora mais a sério, hoje esta crónica será diferente e bastante maior do que o normal, acredito que muitos de vocês se irão aborrecer a ler e alguns não chegarão ao fim, no entanto tenho esperança (que dizem que é verde e a última a morrer) que pelo menos um de vocês me acompanhe até final deste texto.
Para quem não acompanhou a última edição devo dizer-vos que este trabalho que simpaticamente vos entrego, foi duramente criticado por um leitor, e depois de forma mais moderada, por outro.
Criticar não tem nada de mal, estou farto na minha vida de encaixar críticas. E por vezes quem critica está carregadinho de razão, e quando assim acontece, se eu tenho de pedir desculpas faço-o sem problema nenhum, e se tenho de mudar de atitude também mudo. Até porque se costuma dizer que só os burros é que não mudam de opinião. Portanto aceito críticas, não aceito é insultos pessoais nem faltas de educação.
Na última crónica fui apelidado e classificado de: Não ter "caracter", não ser "neutro" e sem "capacidade intelectual", ou estas todas juntas ou uma à escolha... Que as minhas crónicas são "impingidas", "ultrajantes", "nojentas" e "vergonhosas"... isto entre outros mimos, escudando-se o leitor na liberdade de expressão e no direito à crítica!
Outro leitor, de forma bem mais moderada, juntou-se às críticas afirmando que eu ou a crónica, não sei bem, é "Completamente ridículo, escrevem artigos a defender apenas um clube e a atacar constantemente os dois rivais desse mesmo clube e depois não aceitam criticas a isso"...
Respondi educadamente, tanto nos comentários do artigo bem como por email, dizendo que não responderia mais a provocações e como tal não valia a pena insistirem neste tipo de linguagem. Reservo-me, no entanto, ao direito de resposta alegando também eu a "liberdade de expressão" e direito à indignação, como ser humano, homem casado e honrado, e pai de família.
Recordemos os primeiros artigos da "Crónica Leonina":
"Crónica Leonina.
Pretendo criar aqui uma crónica semanal sobre a jornada da I Liga de Futebol, com especial incidência sobre o meu clube, o Sporting Clube de Portugal.
Se alguém se quiser juntar à festa e escrever sobre o Benfica, o FC Porto ou outro clube, estejam à vontade.
Esta "Crónica" é extra PPM.
Participem!
1.ª Jornada
Sem surpresa, FC Porto e Benfica venceram os seus jogos, vitórias por 2-0 aos seus adversários, respectivamente, Marítimo e Paços de Ferreira. É sempre bom começar a ganhar, e ajuda começar em casa. O FC Porto venceu sem grande dificuldade apesar do segundo golo só acontecer ao correr da cortina. De salientar o primeiro golo de um puto da formação portista, Rúben Neves, de apenas 17 anos! O segundo foi do insuspeito Jackson Martinez, que enquanto sai e não sai, vai fazendo uns golitos. Slimani devia aprender com ele!
O jogo do Benfica não vi, apenas o resumo, e parece-me que venceu com justiça... se o penalti aos 10 minutos tem entrado, tudo poderia ter sido diferente, mas Artur insiste em complicar as escolha a Jesus...
Académica-1, Sporting-1
Não basta dizer que se quer ser campeão, é preciso demonstrar que se tem equipa para isso. O Sporting nos primeiros 30 minutos disse que sim, mas nos últimos 60 decidiu dizer que não. Como sportinguista não gostei da atitude dos Leões que se transformaram em gatinhos depois de se apanharem a vencer. Golaço de Carrillo. Com 0-1 tudo parecia bem encaminhado, mas...
O Sr. Árbitro decidiu utilizar a nova regra do penalti para dizer que não houve intenção do Jefferson, intenções não se avaliam. Foi penalti e ponto final.
William Carvalho é muito bem expulso, aqui nada a dizer, e foi aqui que o Sporting perdeu 2 pontos. Carrillo, nos descontos, decidiu dar à Briosa o que lhes havia tirado, e ofereceu-lhes a possibilidade do empate, que os de Coimbra não enjeitaram. Apesar de tudo, resultado justo"
Primeiro artigo onde explico o que é esta crónica e convido os leitores a participarem com a sua opinião. Elogio os adversários e critico o Sporting. Elogio o Ruben Neves e o Jackson do FC Porto e critico o Slimani, do Sporting!!! Digo que a vitória do Benfica é justa e elogio o Artur, guarda-redes do Benfica!!! Meu Deus! Chamo "gatinhos" ao Sporting! Jesus, Maria, José, até digo que o William foi bem expulso! E afirmo que talvez o Sporting não tenha equipa para ser campeão!!!
"Sporting-1, Arouca-0
O Sporting apresentou Nani que esteve no melhor e no pior. Jogou que se fartou até ter uma paragem cerebral e decidir... falhar um penalti!"
Segundo artigo... acho que insultei o Nani... é do Sporting, não é!?
Voltei a convidar todos a participarem com crónicas das vossas cores, mas... isso dá trabalho, não dá? É muito mais fácil criticar e insultar... adiante.
"Benfica-1, Sporting-1
O jogo da jornada. O Derby eterno. Grande jogo.
O Benfica entrou melhor nos primeiros 20 minutos, embora a primeira oportunidade desperdiçada aos 3 minutos fosse dos leões. Maurício e Slimani fizeram um favor ao Artur. Depois aos 11 uma jogada de bom futebol, coadjuvada pela habitual paragem cerebral da defesa do Sporting, deu no primeiro golo. Receei o pior, pois ainda era muito cedo e se os da Luz tivessem a felicidade de fazer o segundo, o Sporting podia desmanchar-se todo. Não aconteceu.
Os de Alvalade não acusaram o toque e mantiveram o seu futebol, de tal forma que dominaram até ao intervalo. Após mais um falhanço incrível e imperdoável do "goleiro" Artur, Carrillo quase que marca de "bunda", mas o regressado do exílio, Slimani, usou a cabeça para beijar o símbolo que ostenta ao peito, como quem diz "afinal sempre gosto muito de vocês... até que alguém ofereça mais""
Terceira "Crónica" onde afirmo que o Benfica entrou melhor... volto a insultar o Sporting com um termo infeliz "paragem cerebral"!!! Desculpa Sporting, às vezes excedo-me! Até digo que se o Benfica marca o segundo o Sporting desmanchava-se todo... que horror! E no fim, imperdoável, mais uma crítica ao Slimani que dizia que queria sair do Sporting!
"Devido aos últimos resultados do Sporting quase perdi a vontade de escrever, mas... vá lá, ainda faço mais um esforço. Por falar em Sporting, corações ao alto, a época até está a ser "engraçada" só com um resultado estranho, a vitória sobre o Arouca veio estragar a normalidade do 1-1!
Em Coimbra 1-1 (com o jogo ganho); Em Alvalade contra o Arouca 1-0 (com o jogo empatado); Na Luz 1-1 (podíamos ter ganho como podíamos ter perdido, o único empate que aceito); Em Alvalade com o Belenenses, 1-1, claro... e em Maribor, para não destoar, 1-1 (com o jogo ganho).
Na Eslovénia o golo do empate marcado por um menino, que o jornal "A Bola" se apressou a noticiar na primeira página, "benfiquista desde pequenino", como se isso fosse notícia ou motivo de golo! O que só prova que o jornalismo feito por alguns jornalistas é tão mau como as crónicas que escrevo. Com uma diferença, as minhas são grátis.
Mas dizia eu, o golo do empate no campo do Maribor teve assim um gosto a animação desenhada de segunda categoria, ou a circo de rua dos anos 70. O Sarr pensou, "isto é tão fácil que vou complicar, vou passar a bola ao Rui, vejam o que sou capaz de fazer com esta cabecinha" e pimba, vai fardo de palha pelo ar... o Maurício ao ver aquilo, pensou "ora isso não é nada, vai ver a rosca que dou nesta merda que o Patrício até fica vesgo" E vai daí catrapuz, como era fácil cortar para a frente ou para o ar, decidiu inovar e dar de rosca para trás... pelo caminho ia a passar um menino, que de certeza pensou logo no Benfica e na alegria que ia dar a seis milhões de portugueses, e penteou por cima do pobre Patrício... tudo isto aos 92' num jogo que "estava ganho" na Liga dos Campeões!!!
Como ficaram os sportinguistas? Não sei. Sei como fiquei eu... estupefacto e estupidificado a olhar para a televisão (por acaso para o computador) a pensar se havia de chorar ou de rir... depois de uns minutos para me recompor lá me levantei e fui até à varanda apanhar ar e pensar como era bom jogar no Sporting. Dá para tudo e ganha-se bem!"
Quarta semana e... ora bolas, volto a "cascar" no Sporting forte e feio, basta ler o que escrevi acima... para facilitar vou sublinhar! Ok?
Mas continuemos...
"Já que comecei pela LC também posso aqui referir os meus amigos vermelhos e azuis. Os da Luz pensaram que estavam a jogar contra o Vitória FC e esqueceram-se do HULK, vai daí aos 22 minutos já estavam a perder por 0-2 e a jogar com menos um... menos ou mais, não sei, já que o expulso foi o Artur! Mas não me quero alongar muito sobre este jogo porque o que aconteceu ao Benfica é o que vai acontecer ao Sporting quando recebermos Chelsea e Shalke... contra o Maribor depende dos centrais.
O FC Porto mostrou ter saúde para dar e vender e o melhor plantel da I Liga... bateram o Bate por 6-0, e... e...
O Setúbal para não variar "abriu as pernas" (desculpem a expressão, mas foi o que eu vi...) ao Benfica e o Sr. Capela não viu um penalti cometido pelo grego dos da Luz, e não deixou que o Vitória marcasse o 1-1!!!
O FC Porto, para variar, foi roubado em Guimarães... habituem-se que eu já me habituei.
O Sporting fez aquilo que melhor sabe, falhou golos atrás de golos e sofreu um golo estúpido"
Não ofendo o Benfica, volto a elogiar o FC Porto e volto a criticar o Sporting!!! Eu não sabia, mas acho que bebo demais ou meto pouco tabaco!!! Só aquela de "abrir as pernas" é que se calhar fica um bocadinho mal, mas a malta percebeu a intenção...
"5.ª Jornada
SL Benfica-3, Moreirense FC-1...
Eu logo vi que aquele 0-1 ao intervalo não durava muito, ainda assim durou mais (e menos) do que eu esperava.
Aos 69' (número mítico) o Eliseu fez um golão, depois o Maxi "Porrada" Pereira fez o 2-1 e para terminar o Lima fez o penalti. "Fez" e marcou.
E quando digo "fez" digo que tropeçou muito bem, mas... para mim (e para que fique registado que eu vejo com os meus olhos e não com os olhos dos outros) foi mesmo penalti. Aliás há mais dois penaltis contra o Moreirense que não são assinalados. Uma mão dentro da área e o pisão ao Maxi... pelo meio há um cartão vermelho (duplo amarelo) que devia ter sido vermelho directo. E uma falta (assassina) do Enzo que nem amarelo valeu!
O sr. Perez devia ter sido expulso.
Gil Vicente FC - 0, Sporting CP - 4...
Atenção que quero deixar aqui bem claro, há um penalti contra o Sporting! Salvo erro estava 0-1... o Sarr não corta na bola, corta no pé do jogador gilista que bate na bola"
E continua a loucura... afirmo que o Benfica foi prejudicado em dois penaltis e o Sporting foi beneficiado em um! Querem ver que a malta até tem razão e eu devia deixar de escrever!?
Vou ficar por aqui em relação à minha resposta, deem-se agora V. exas. ao trabalho de escalpelizar as outras crónicas em que eu só digo mentiras e insulto os adversários...
Passemos ao artigo de hoje:
20ª Jornada
Moreirense 0-2 FC Porto... Segue dentro de momentos.
Arouca 3-3 Nacional... Ena tantos!
Vitória Setúbal 0-0 Académica... Sem pitada de sal.
Vitória Guimarães 0-1 Belenenses... Ui... ai Vitória, Vitória!
Marítimo 1-2 Gil Vicente... Pois... ai Marítimo, Marítimo!
Paços Ferreira 2-1 Penafiel... Normal.
Estoril 0-2 Sp. Braga... Uma pitada de candidato, a quarto.
Sporting 1-1 Benfica... Injustiça...
Boavista 1-1 Rio Ave... No Bessa não é fácil.
Moreirense vs FC Porto
Jackson para desbloquear. Um penalti por assinalar para cada lado. Um FC Porto distraído e sem Liga dos Campeões lá vai vencendo e aproximando-se da frente. Devem ter adorado o resultado de Alvalade. Seguem-se desafios mais complicados.
Sporting vs Benfica
Jogo demasiado táctico. Benfica fechado, fechadinho, tal qual uma qualquer equipa que quer evitar a despromoção. Nesta época a melhor equipa a jogar em Alvalade foi o Rio-Ave, que jogou e deixou jogar. Este Benfica desiludiu-me e desiludiu todos os verdadeiros benfiquistas que estão habituados a ver a sua equipa atacar. Desde cedo se percebia que aquilo só lá ia com um erro defensivo... ou dois... ou erro de arbitragem. Uma equipa que tem o primeiro canto a favor aos 80 minutos e que até aos 94 não faz um remate enquadrado com a baliza, não merece empatar e muito menos vencer.
O Sporting jogou como o Benfica deixou, ou seja atacou, atacou, atacou... rematou, teve 10 cantos a favor e três ou quatro oportunidades para marcar. O jogo aéreo de Slimani fez falta e um Nani mais inspirado também. Mas como a sorte protege os audazes, aos 86 o meio campo dos encarnados claudicou e João Mário aproveitou. Correu, correu e chutou contra Artur, na recarga surgiu o jogador dos grandes jogos, Jefferson a meter a redondinha lá dentro. O jogo parecia ganho. A justiça parecia ter dono, mas...
...o futebol tem destas coisas. Quem tudo fez para não sofrer foi bafejado pela sorte no último lance do jogo. Numa altura em que um Sporting mais adulto e mais experiente devia ter respondido na mesma moeda, leia-se anti-jogo, naqueles últimos minutos o que se pedia era bolas para fora, jogadores no chão, Patrício com cãibras, faltas a meio campo, etc... mas o Sporting ainda não sabe jogar assim. Quando se é melhor e joga em casa, ataca-se. Foi o pecado do leão... lançamento lateral, bola (mal) despachada, chutão de costas para a baliza a meio do meio campo, em desespero, Luisão em fora de jogo (posicional), bola para Jonas (Maxi em fora de jogo posicional), corte do Jefferson que só não foi para a linha lateral porque bateu no braço do Jonas (!?), ressalto para Jardel, Tobias Figueiredo atrapalhado por Maxi (que vinha de posição irregular) e o golo!
Tenho que ser justo e honesto, como julgo que sempre sou, durante a jogada não me apercebi de nenhuma irregularidade. Mas isso sou eu, que só tinha olhos para a bola e para o relógio. O árbitro, que diga-se de passagem fez uma arbitragem excepcional, e o fiscal de linha é que podiam e deviam ter visto uma das várias irregularidades que citei. Apetece-me dizer que "aquele golo" nunca seria validado ao Sporting, na Luz...
Mas é assim o futebol, se houvesse justiça a classificação estava bem diferente, há que seguir em frente e continuar atento até ao fim do campeonato. Ficarei, como sempre, a torcer pelo meu Sporting e se/quando matematicamente já não for possível, que seja o FC Porto campeão. Talvez assim o "crime" não compense.
Até à próxima.
Μοιραστείτε στο Facebook Μοιραστείτε στο Twitter Μοιραστείτε στο MySpace