Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

Entrevista ao Metro56


 

 

“Pelo que vejo de algumas comunidades, a nossa será de longe a mais bem comportada.”

 

O papel do Capitão

 

PPMagazine - És o capitão da equipa de suporte desde o dia 3 de junho de 2013. Que avaliação fazes deste quase ano e meio em que estás à frente da comunidade portuguesa? Como avalias a tua prestação nesta importantíssima tarefa? Satisfeito…?

Metro56 - Sou o capitão da equipa de suporte desde o dia 03 de Junho de 2013 e desde então penso que tenho contribuído para o crescimento da comunidade, mas é muito difícil dado a pouca participação e também haver mais jogos online deste tipo. Penso que tenho feito um bom trabalho, algumas vezes um pouco frustrante devido à pouca participação  da comunidade em geral, mas complementada com a excelente equipa que tenho. Verdadeiramente satisfeito com a comunidade em geral e mais uma vez devido à equipa que trabalha comigo todos os dias. Tenho a dizer que é uma excelente equipa.

PPMagazine - Em traços gerais, qual é teu trabalho?

Metro56 - Gerir a equipa de suporte nas suas tarefas, tomar decisões por vezes complicadas, fazer a moderação dos fóruns, responder a emails que me enviam sobre o jogo na ajuda a novos users, enviar relatórios e permanente contacto com a administração do PPM através do Skype, etc.

PPMagazine - Já tiveste situações em que foi preciso tomar decisões, digamos, menos simpáticas?

Metro56 - Sim, claro que já tive situações que me custaram muito tomar essas decisões.

PPMagazine - É “bem-comportada” a comunidade portuguesa?

Metro56 - Pelo que vejo de algumas comunidades, a nossa será de longe a mais bem comportada.

PPMagazine - Tens como teu “imediato” o Larsson, um dos users mais experientes no PPM. É importante ter alguém com essa experiência, com um vasto conhecimento do jogo a teu lado? Como tem sido a vossa interação?

Metro56 - Claro que sim que o Larsson é um excelente elemento, aliás quando me candidatei ao cargo foi uma das condições que propus à administração do PPM ter o Larsson na minha equipa. Temo-nos conhecido melhor ao longo do tempo e devo dizer que tem sido excelente a nossa interação.

PPMagazine - E a comunidade que diriges? Como a avalias, quer em termos de participação quer em termos de evolução no número de users?

Metro56 - Tenho muita pena não haver mais entradas em termos de users e é devido a isso que não há mais participação dos users. Além disso tem havido um decréscimo de users de algum tempo para cá e consequentes desistências.

PPMagazine - Que achas que poderia ser feito para impedir que os users abandonassem o jogo? Ou achas que este abandono é natural e ocorre em muitos outros jogos?

Metro56 - Eu sei que é complicado jogar sem o PRO e ainda mais o preço a pagar por esse "serviço" não é que seja caro, mas dado que no nosso país não andamos propriamente a "nadar" em dinheiro é esse um dos problemas da desistência de alguns users. O jogo no início parece ser um pouco complicado e as pessoas não estão muito viradas para os fóruns. A sugestão que poderia dar era o preço ser mais em conta mas tal não seria possível ou então algumas das funcionalidades poderem ser utilizadas sem ser necessário ter o pack PRO. Estes abandonos são um pouco por todos os jogos natural, dado que existem muitos por aí afora.

PPMagazine - Além de capitão, és assistente (numa equipa sem selecionador) da seleção sub20 de futebol, assistente na seleção de andebol e selecionador de hóquei. Como geres tantas tarefas? Como é tua vida aqui, no PPM?

Metro56 - Em média passo por dia cerca de 1 hora a 1.30 hora aqui no PPM. Outros dias bem mais do que isso, dependendo do tempo; geralmente entro no meu telefone e no pc de casa.

PPMagazine - Que projetos tens em mente para o futuro, em termos de comunidade? Há alguma coisa que gostavas de ver implementada em Portugal, de forma a atrair mais users?

Metro56 - Já foi falado à administração do PPM que haveria necessidade de criar mais flyers para impressão em todos os desportos e mais publicidade em Portugal em algumas revistas, jornais e outros meios de comunicação.

PPMagazine - E em termos de organização de torneios? Há algum mundial em vista que queiras levar a cabo, nos tempos mais próximos?

Metro56 - Tenho organizado alguns torneios de crédito mas infelizmente a participação da comunidade tem sido muito fraca nos jogos mais antigos, ao contrário dos novos jogos que tem sido bem mais participativa. Tento organizar conjuntamente com os selecionadores alguns mundiais a serem organizados no nosso país, ultimamente elaborei uma candidatura ao mundial de hóquei, também irá ser elaborada uma candidatura ao próximo mundial de andebol. Vou tentar junto do próximo selecionador organizar a candidatura ao primeiro mundial de basquetebol.

 

A seleção de hóquei

 

PPMagazine - Assumiste a seleção principal do hóquei, apesar de todo o teu trabalho como capitão da equipa de suporte. Que te levou a abarcar mais esta tarefa?

Metro56 - Após muita ponderação para mais esta tarefa decidi para não deixar “morrer” a nossa seleção num desporto pouco ou nada participativo nesta comunidade. Devo salientar que tenho um assistente com bastante experiência para me ajudar nesta tarefa.

PPMagazine - Quais são os teus objetivos para o próximo mundial de hóquei? O que consideras uma boa prestação?

Metro56 - O objetivo principal passa pela manutenção na divisão I e consequente subida se entretanto estiver a correr bem a participação. Considero boa prestação a manutenção sem necessitar de fazer contas e ter de esperar pelos deslizes das outras seleções.

PPMagazine - O nosso grupo do Mundial é composto por EUA, Bulgária, Espanha, Canadá, Noruega. Já fizeste uma análise destes adversários? Quais são aqueles que estão ao nosso alcance? E aqueles que estarão um patamar acima?

Metro56 - Penso que todos estarão ao nosso alcance. Temos a melhor equipa do grupo. Vamos ver como corre.

PPMagazine - Não haverá algum exagero? A Espanha e o Canadá já têm algum palmarés, em termos de seleção principal...

Metro56 - Claro que temos de nos valorizar e se não pensarmos em grande não vamos lá e a moral precisa de estar em alta. A Espanha é o nosso rival e o Canadá tem história no jogo, mas penso que podemos fazer algo engraçado.

PPMagazine - Comenta-se (no fórum) que a seleção principal está a precisar de renovação. Qual é a tua opinião sobre este assunto? Achas necessário rejuvenescer a seleção principal?

Metro56 - As renovações das selecões em qualquer desporto têm de ser feitas e este desporto que é o hóquei não é exceção e já fizemos algumas (poucas) renovações. Já temos jogadores que poderão ser grandes estrelas na seleção. Temos de fazer a renovação com algum cuidado e não fazer tudo de uma só vez para manter a qualidade ganha ao longo do tempo.

PPMagazine - Que pontos fortes e pontos fracos encontraste na seleção?

Metro56 - Penso que esta equipa está bem estruturada (fruto de algum trabalho anterior) e bem rodada. Deve haver uma boa gestão do esforço dos jogadores.

PPMagazine - Ainda que o Mundial esteja distante, tens já uma equipa definida?

Metro56 - A base da equipa está criada, poderão sofrer, caso haja lesões, algumas alterações esperando que não sejam muito significativas.

PPMagazine - Se olharmos para os jogadores que estão atualmente na seleção, a maioria joga no estrangeiro. Além do Shui Xian, que tem 8 jogadores, apenas mais 4 equipas nacionais têm jogadores na seleção. Que comentário te oferece esta situação?

Metro56 - Preferia que todos os jogadores da nossa seleção estivessem no nosso país, era bom sinal, mas tal não é possível.

PPMagazine - Ainda que esteja longe, ponderas recandidatar-te no final da época? Ou fazes depender essa decisão do Mundial?

Metro56 - Ainda não pensei sobre isso. Quero agora trabalhar neste mundial e depois se verá….

PPMagazine - Consideras que as equipas portuguesas apostam pouco na “prata da casa” ou consideras que a aposta mais segura é comprar em vez de formar?

Metro56 - A questão da formação é sempre melhor do que a compra, prefiro a formação do que a compra dependendo sempre das ideias dos treinadores. A formação demora mais algum tempo para fazer efeito, mas quem quiser pode ter lucro mais depressa comprando jogadores baratos e mais experientes.

 

Os outros desportos

 

PPMagazine - Como não havia deixar de ser, tens equipa nos 4 desportos já abertos. Dos 4, de qual gostas mais ou preferes em igual medida os 4?

Metro56 - O que me está a dar mais gosto é o andebol, de resto os outros são distribuídos de igual modo.

PPMagazine - Por estar na 1ª Liga, a tua equipa de basquetebol é a que está mais próxima de alcançar um título. É esta época?...

Metro56 - A época passada esteve muito mal a equipa de basquetebol mas não me parece que seja eu a ganhar o título de campeão esta época. Ainda não. Podes ficar descansado que não te vou fazer sombra. ahahahah

PPMagazine - Há algum segredo em relação ao futuro, um daqueles que ainda está escondido no Olimpo do PPM, mas que possas revelar nem que seja uma pontinha?

Metro56 - O futuro ao PPM pertence, mas sim há um segredo mas é muito cedo para revelar alguma coisa. Penso que todos vão gostar e vai dar mais emoção ao jogo…...

PPMagazine - Última pergunta: queres deixar alguma mensagem à comunidade que tu diriges?

Metro56 - Queria deixar um apelo para que acima de tudo leiam a Magazine e deixem um comentário, o trabalho dos editores é bastante complicado mas ao mesmo tempo pode ser bastante gratificante na medida em que se for feito algum comentário. Participem nos eventos que vão sendo criados para o efeito e passem palavra sobre este magnífico jogo e não deixem de o jogar.