Basquete - Final da temporada II
Fala galera do basquete, beleza?
Chegou o momento de fazermos um balanço sobre essa incrível temporada II que está se encerrando. Falaremos um pouco sobre os campeões da Liga I.1, da CN, os acessos e claro, sobre a participação das nossas equipes nas competições internacionais onde nosso país deu um verdadeiro show! A nossa jornada retrospectiva começa agora!
É meus amigos, a temporada II do basquete conseguiu superar a temporada inaugural em entusiasmo e emoção! Novos campeões, times emergentes, algumas gratas surpresas e vimos também o surgimento de candidatos a heróis de suas equipes!
Vamos começar falando da principal liga do nosso país; A concorrida Divisão I.1
Como já era esperado, a segunda edição da Liga Nacional seria ainda mais acirrada do que foi na temporada de abertura. Além do Campeão MountainBikers e do vice Steamrollers, Brasília, Grêmio, Tanero , Goiás e Bandit se candidatavam fortemente a levantar a tão cobiçada taça da divisão I. Mas como comentamos aqui mesmo na revista, as equipes que obtiveram acesso dariam muito trabalho para as remanescentes. E foi exatamente o que aconteceu. Do lado leste, acheropitah já havia brilhado na temporada anterior ao ser semi-finalista da CN, conseguiu se classificar aos playoffs e foi a única equipe que conseguiu derrotar os Rollers na fase decisiva! O Minas Red fazia uma campanha incrível quando teve que abandonar a competição e o Crash Rockets surpreendeu a muitos na repescagem.
Já pelo Oeste, a grande surpresa da competição foi o Pherkad! Um dos caçulas da liga não apenas conseguiu se classificar entre os oito melhores, como ficou por apenas a uma bola de chegar à final da conferência... Isso mesmo! Em um jogo memorável contra o Grêmio(considerado por muitos como o melhor da história do basquete PPM) com direito a dois Overtimes e um arremesso não efetuado nos segundos finais. 128:127o! O Pherkad perdeu a oportunidade de chegar a sua primeira final mas ainda encontrou forças para bater a forte equipe do Bandit do companheiro Sherpa por 3x2 e garantir o 5º lugar da Liga! Um resultado expressivo e que o credencia a obter resultados ainda melhores na próxima temporada. O Gold Club também conseguiu realizar uma boa campanha e garantiu-se sem maiores problemas por mais uma temporada na primeira divisão!
Nos Playoffs Grêmio e Brasília se digladiaram pela 3ª vaga na LC e mais uma vez o imortal tricolor do Jéferson se sobressaiu. Conseguiu fazer 3x1 no fortíssimo Brasília do Túlio e garantiu novamente a participação do Grêmio na principal competição de basquete do PPM. Parabéns garoto!
Mas e o que podemos dizer da grande final? Bikers x Rollers! Um verdadeiro clássico do basquete!
Pelo segundo "ano" consecutivo, os Bikers do Jorgenius e os Rollers de Espartacos chegaram à grande decisão da Liga Nacional! De um lado uma equipe mais experiente e já acostumada com conquistas; Bikers do lendário pivô André Ferrara, do PF Wilson Sarmento e do ótimo armador Aurélio Villas Boas. Do outro lado uma equipe jovem e motivada a conquistar enfim um título; Rollers do talentoso croata Tonko Kukoč, do pivô Osheen O'Flaherty e de um certo jovem chamado Inácio Serrano que foi o destaque do decisivo jogo 3.
Havia um temor por parte do manager do clube Cristiano, de que a equipe pudesse sentir a pressão em um momento tão decisivo para a história do clube. A palestra que ministrou aos jogadores momentos antes do jogo 1 na "Bikers arena" foi determinante para o êxito do clube segundo palavras de Osheen O'Flaherty, um dos líderes da equipe: "Sim, as palavras do presidente encheu-nos de ânimo e motivação. Basicamente ele disse que os Bikers tinham história, conquistas, mas nós tínhamos um sonho! E que a realização desse sonho dependeria exclusivamente dos nossos esforços. Disse ainda que se eles igualassem na marcação a nossa técnica deveria prevalecer, se igualassem na técnica e tática, deveríamos superá-los na raça e no coração e se ainda assim o jogo estivesse igual, deveríamos jogar com a alma! E foi exatamente o que fizemos nestes 3 jogos. O apoio da torcida mesmo fora de casa, foi o combustível que precisávamos para entrar para a história!" Palavras do "Machado Irlandês" como é carinhosamente chamado o ídolo da torcida dos Rollers.
As finais foram de fato emocionantes. Três grandes jogos que poderiam novamente terem sido 5, se não fosse uma virada espetacular no histórico Jogo 3 no Madison Square Garden. O sólido sistema defensivo dos Rollers encontrou sérias dificuldades para conter o ataque do MountainBikers nos dois primeiros quartos do jogo 3. Mas após o intervalo, com o apoio da sua fanática torcida, os Rollers conseguiram virar o jogo e alcançar a história vitória sobre o grande Bikers de Jorgenius. Final no MSG, Steamrollers 104:99 MountainBikers.
O grande nome da partida foi o jovem Inácio Serrano de apenas 18 anos que não sentiu a pressão e anotou 20 pts e pegou 7 rebotes.
A geração de Tonko Kukoč, Osheen O'Flaherty, Ilan "Rodman", Konrad Odyniec e Floriano de Moraes não poderia passar pela história da liga sem uma única conquista! Parabéns aos Rollers!
Parabenizamos na verdade as duas equipes que novamente fizeram uma grande final! Até aqui a disputa segue equilibrada com um título para cada, embora os Bikers tenham conquistado 2 temporadas regulares. Mas muitos users já tem especulado sobre uma eventual trilogia, será mesmo?! Possível é, mas entendemos que não será nada fácil chegarem à uma terceira final consecutiva uma vez que a Liga a cada temporada tem se tornado cada vez mais forte e equilibrada, o que é muito bom para todos nós!
LIGA DOS CAMPEÕES E A COPA!
Meus amigos, como mencionamos anteriormente, as nossas equipes foram brilhantes tanto na LC quanto na CCC.
O Grêmio foi valente e parou apenas na 2ª rodada da fase decisiva, sendo eliminado pelo clube que mais tarde se tornaria o campeão da competição. Os Bikers foram ainda melhores! Após eliminar o português OAK UNITED nas oitavas, a equipe carioca teria pela frente seu principal rival nas quartas: O Steamrollers. E em jogo equilibrado onde os Bikers mesmo atuando com uma equipe 'alternativa' sem as suas principais estrelas, estiveram muito perto da classificação. Mas no final, coube aos Rollers representar o nosso país na semi-final da LC.
E se existe alguma equipe que não tem do que reclamar nessa temporada, essa equipe se chama Corinthians Steamrollers. Campeão da Liga Nacional e semi-finalista da LC! Muito mais do que o presidente e os torcedores esperavam. A equipe brasileira chegou perto, lutou, mas sem o seu principal defensor Osheen, a equipe não conseguiu superar o campeão Gulbenes Buki da Letônia!
Pela Copa dos Campeões, as três equipes fizeram bonito! O San Jose Eagles do nicky parou apenas no Showdown Vegas do Charadas em um grande jogo! Aliás, Showdown Vegas e Pelotas Eagle fizeram grandes campanhas! Enquanto o primeiro caiu apenas na 2ª rodada do mata, a equipe do Zehgomes chegou até as Oitavas-de-final.
O grande desempenho das nossas 6 equipes colocou o nosso país no 1º lugar do ranking mundial de clubes o que assegurou-nos também o direito de ter o número máximo de 3 vagas para a próxima edição da LC e outras 3 para a CCC. Parabéns garotos, vocês foram demais!
"Agora quem dá a bola é o Santos..." Gostaríamos de parabenizar ao FelipeJC pela grande conquista da Copa Nacional.
Em uma campanha notável eliminando o campeão da temporada 1 Pelotas e o Tanero Penguins na semifinal, a equipe da baixada Paulista mostrou que também é forte no basquete.
Na grande final, o Santos BC enfrentou um surpreendente e perigoso Winger que atropelou favoritos como Petrópolis e Goiás até chegar à histórica final. Em um jogo equilibradíssimo onde a equipe muito bem dirigida por DanielMCMX esteve muito perto de sagrar-se campeã. Mas uma bola de 3 espetacular do SG Leandro Sarjobi a 17 segundos do final, garantiu a inédita conquista ao "Peixe". Final no Urbanão, Santos 83:82 Winger.
Parabéns ao grande campeão e também ao Daniel "San" que conseguiu reformular o elenco e montar uma equipe muito competitiva. Desejamos muito boa sorte aos dois na CCC e também ao Ynos que garantiu a 3ª vaga ao bater o "Tanerão" por 82 a 74.
E finalmente chegamos à emocionante repescagem para a "divisão de honra" do país. Tivemos 3 batalhas épicas podemos dizer assim...
O primeiro jogo deu uma falsa impressão de que o campeão da CN atropelaria o time do Ragna. Mas, após devolver o "roubo" do mando de quadra na partida 2, o Imortal Fenrir conseguiu uma vitória dramática na partida decisiva! O mais incrível é que o Santos, assim como ocorrera na final da CN, também teve a bola do jogo no último segundo da partida mas dessa vez Elton Ávila jogou no aro a chance da equipe disputar a 1ª divisão, pelo menos por enquanto!
Goiás Parakeets x Bulls Gladiators
Outro grande duelo pela repescagem foi o embate entre os Parakeets e os Gladiators. Mesmo após enviar alguns dos principais jogadores para o centro de treinamento intensivo, a equipe do Ynos conseguiu assegurar a participação na divisão I por mais uma temporada. É bem verdade que os torcedores do verdão do centro-oeste ficaram preocupados após a derrota no jogo 1 em casa. Mas a equipe demonstrou toda a sua força ao virar a série e fechar bem a temporada. A equipe agora se prepara para disputar a sua primeira competição internacional que será a Copa dos Campeões das Copas.
Crash Rockets x Petrópolis-RJ Hornets
E para aqueles que já davam como favas contadas o descenso dos Rockets... Bem, o cenário de fato era totalmente desfavorável ao CR. A equipe que enfrentara inúmeros problemas durante a sua primeira temporada na divisão I devido a lesões e transferências de jogadores teria pela frente agora uma das melhores equipes do país, o fortíssimo Petrópolis do Nightwolf. A equipe dos Hornets, única equipe no país a romper a barreira dos 5000 pontos na temporada, tinha a seu favor além desse ataque avassalador, um elenco mais qualificado e descansado do que os Rockets. Mas o basquete... O basquete é fascinantemente imprevisível! Após perder a primeira em casa por 90 a 81, os Rockets não tinham outra escolha a não ser correr riscos na casa do temível adversário. Com uma defesa mais agressiva a equipe paulista conseguiu frustra inúmeros ataques do Petrópolis e com uma bela atuação do SG Kaique de Lara, os Rockets conseguiram empatar a série e forçar o jogo 3 em seus domínios.
E o jogo 3 foi eletrizante! Ponto a ponto as equipes se revezavam a frente do marcador. O resultado era totalmente imprevisível . A tática e técnica dos jogadores já estavam em segundo plano, descaracterizados pelo esgotamento físico e emocional dos jogadores. E no último e decisivo quarto, já nos segundos finais brilhou a estrela do armador do time da casa Michel Rego e anotou 5 importantíssimos pontos que garantiram a permanência da equipe por mais uma temporada na divisão I.
Em suma, como pudemos observar, as três equipes da I.1 conseguiram sobreviver na repescagem! Com isso, apenas os campeões da divisão II PolBras Sonics, Jundiaí Sharks e Nativos se integrarão à divisão de honra do país! Aos três que não conseguiram o acesso fica-nos a certeza de que muito em breve isso ocorrerá pois tratam-se de excelentes equipes e que estão fazendo por merecer a oportunidade de disputar a I.1
Nossa equipe parabeniza todas as equipes mencionadas nesta edição, não apenas os campeões ou aqueles que obtiveram o êxito esperado, mas a todos vocês que tem colaborado muito com o nosso amado esporte! A participação nos fóruns, nas eleições para técnico da nossa seleção que ocorrerá em breve e sobretudo a busca constante pela evolução das equipes tem feito do basquete um verdadeiro sucesso no PPM! Muito obrigado à todos vocês! Desejamos sucesso absoluto à todos, boa sorte no Draft de sábado e que a temporada III seja ainda melhor! Valeu Brasil!
Um forte abraço à todos.
BASQUETE... É DISSO QUE FALAMOS!!!
Auf Facebook veröffentlichen Auf Twitter veröffentlichen Auf MySpace veröffentlichen