E vão três!!
O Shui Xian renovou o título de campeão nacional de hóquei sobre o gelo ao vencer o Infis F.C., no terceiro jogo da final do Play-off, por 5-1. O jogo, disputado na Wu Yi Arena, contou com uma assistência recorde de 7300 e teve sentido único, com a “equipa do chá” a dominar claramente o jogo, ao contrário dos dois anteriores jogos da final onde o equilíbrio predominou. Com a inspiração de Ricardo Lage, autor de dois golos, e do sempre eterno Nando Esperança, autor de 1 golo, o Shui Xian chegou ao final do primeiro período a vencer por apenas 2-1 e pensou-se que o equilíbrio seria o tom dominante nos dois períodos seguintes. No entanto, a equipa da casa partiu para o segundo período disposta a fazer prevalecer o seu favoritismo e não teve dificuldades em levar de vencida a sempre temível equipa de SirBaptista, marcando dois golos nesse período e mais um no último.
Com esta vitória, o Shui Xian conquista o seu 3º título de campeão nacional, a que se somam os 7 de campeão da fase regular, tantos quantos leva o campeonato nacional, cimentando ainda mais o epíteto de melhor equipa nacional. Tendo nas suas fileiras a espinha dorsal da seleção nacional, o Shui Xian faz da qualidade do seu plantel e da categoria do seu manager, Oolong, os seus principais argumentos para continuar a cimentar a sua posição no panorama do hóquei luso.
No que respeita à eficaz equipa do Infis, liderado pelo brilhante SirBatista, renovou o título de vice-campeão, repetindo a mesma posição da última época, quando fora derrotado também (já parece uma sina!) pelo agora campeão. Estes dois títulos de vice-campeão vêm mostrar que nada é feito ao acaso lá para os lados da Mimosas Arena e que o Infis FC se assume claramente como a 2ª equipa nacional.
A encerrar o pódio, ficou o Casal-Clube Hóquei, batendo claramente os Axadrezados com duas vitórias sem resposta. O Casal termina assim da melhor maneira uma época gloriosa: vencedor da Taça Nacional e 3º lugar na Liga.
Nas restantes posições, merece destaque o Estrelas da Serra que, depois de um satisfatório 15º lugar na fase regular, conseguiu ascender a 9º nos play-offs, tendo o seu manager, Dreamhawk, prometido já mais altos voos para as épocas que se avizinham.
Como grandes desilusões, convém referir o ACDCabouco, antigo campeão nacional, que não foi além de um sofrível 10º lugar (12º na fase regular) e o Durium Spartans, 3º lugar na última época, que se quedou pelo 11º. No entanto, o manager do Cabouco, emasimoes, veio já prometer para a próxima época lutar pelos lugares cimeiros da classificação.
Na cauda da tabela, CD Farense, Bakalhau’s Blues e Portugal Ice Bears regressam à 2ª Liga, sendo acompanhados pelos Lisbon Lions. PpMan Team, Azuis&Brancos, Atouguia Bulls e Sporting 1962 têm ainda de disputar uma eliminatória contra equipas da 2ª para saberem se se mantêm na 1ª liga.
Como nota final, importa referir que a época fica marcada pela desistência de dois históricos do hóquei luso: Azuis&Brancos, campeão nacional na 4ª época, e Lisbon Lions, com 4 presenças na 1ª Liga. Com estas desistências, abre-se algum espaço para a entrada em cena de novos valores, proporcionando alguma renovação na 1ª Liga: com a desistência dos Azuis, Shui Xian e Atouguia Bulls passam a ser as duas únicas equipas totalistas na 1ª Liga.
No próximo número, daremos conta da próxima época, perspectivando-a e dando conta do que aí pode vir.
Del på Facebook Del på Twitter Del på MySpace