Čas:

Tvé týmy:
Komunikace
Public account
  PRO Zona
1330 kreditů
Koupit kredity
Momentálně se nacházíš ve veřejném přístupovém kontě. Pokud si chceš zahrát hru nebo přispívat do diskuzí, musíš se přihlásit. Pokud jsi nový uživatel, musíš se zaregistrovat.

  PowerPlay Magazín

Entrevista aos novos seleccionadores de Andebol


Entrevista aos novos seleccionadores de Andebol

 

 

 

JocaNoddy e jtva iniciaram funções esta temporada no cargo de selecionadores nacionais nos escalões U21 e U19, respetivamente.

Como sempre preparamos algumas questões que achamos importantes neste início de temporada.

Aqui estão as suas respostas

 

1.Imaginavas-te selecionador de Portugal? O que pensavas na época passada acerca deste assunto?


JocaNoddy

Andebol é o jogo em que tenho mais experiencia, no sentido que jogo a mais tempo, e sempre pensei nisso, nunca fui candidato a Seleção A enquanto o Larsson22 la esteve e muito bem, mas sugeri ser seu adjunto a certa altura, mas entretanto anunciaram a chegada das seleções jovens e decidi arriscar, pois sempre quis ser selecionador de andebol e imaginava-me como tal um dia.
Sempre pensei ser possível ser eleito, Candidatei aos U21 porque é um escalao importante no sentido que dos U21 vao para os A e dos U19 para os U21, é a ponte de ligação, e mesmo que nao fosse eleito, na época passada fui estudando os jogadores e equipas, nao so U21 mas tambem U19, e esperava ter a confiança de todos para concretizar o meu desejo de ser selecionador.

 

jtva

Sinceramente não me imaginava selecionador de andebol de Portugal. Há umas temporadas candidatei-me a seleccionador de futebol, mas perante tantos e tão bons managers acabei por desistir em favor de um selecionador português. Quando surgiram as candidaturas, e considerando que estando na primeira liga me dava alguma vantagem em relação a outros managers, apresentei a minha candidatura. Quando começaram a surgir os votos de apoio comecei a acreditar que seria possível. 

Após a eleição iniciei logo o trabalho com a valiosa ajuda e colaboração do meu adjunto, e selecionador da seleção de U21, JocaNoddy. Temos trabalhado em equipa e creio que ambas as seleções ganham com isso.

 



2.Seguias o percurso das nossas seleções (neste e noutros desportos)?

JocaNoddy

Sim, sempre acompanhei os resultados das diversas seleções deste e de outros desportos, vi os históricos de todas as seleções nacionais do PPM, e para alem dos resultados desportivos, tambem via as candidaturas as organizacoes dos mundiais (nao sei se esta publicidade e permitida, mas consultem o histórico de candidaturas portuguesas a mundias no fb :p), da Seleção A de andebol, tinha todos os jogadores da Seleção observados bem como constantemente acompanhava os seus jogos se nao fosse ao vivo, via mais tarde e analisava.

 

jtva

Sim. tenho acompanhado as nossas seleções de andebol e futebol, pois são os desportos que tenho equipas a competir. Acho que é um trabalho duro e que exige muito aos managers, por isso acho que quem é selecionador gostaria que a comunidade seguisse o seu trabalho e estivesse do seu lado. Daí tentar fazer isso enquanto manager de uma equipa nacional.

 



3. O que ambicionas para esta temporada?

JocaNoddy 

Esta temporada, sendo a 1° temporada dos U21, e como é importante começar bem, gostava de inicialmente passar esta 1° fase, penso que esta ao nosso alcance, e o minimo que se exige, na 2° fase, dependendo da "sorte", logo se ve, mas "Secretamente" tenho a ambição de chegar as 16 melhores.

 

jtva

Sendo sincero, estou a adaptar-me à posição de selecionador e aos condicionalismos do próprio jogo para gerir uma seleção. Que jeito dava uns desafios instantanêos na seleção. Creio que há hipóteses de nos apurarmos para o Campeonato do Mundo, mas tudo é muito volátil. O que posso prometer é dedicação e trabalho.

 


4. O teu trabalho é fechado no teu escalão ou trabalhas em coordenação com os outros selecionadores?

JocaNoddy 

O meu trabalho nao e fechado, prova disso é que trabalhei em conjunto com o jtva na triagem e seriação de jogadores, nao me foquei so nos U21, tambem observei U19, daí eu ser adjunto do jtva nos U19 e ele meu adjunto nos U21, pois trabalhamos em conjunto.
Esperava poder ter trabalhado tambem com o Rodrigo, que sucedeu ao Larsson22, mas ele ficou ausente do jogo, o que dificultou o diaologo sobre possiveis descidas aos U21 e possiveis entradas na Selecao A, mas espero poder ainda trabalhar em conjunto com ele tendo em vista a proxima epoca.

 

jtva

Não, eu acho que os três selecionadores devem trabalhar em equipa no sentido de fortalecer ao máximo as nossas seleções com, compreensível enfase na seleção senior. O que se tem passado é que eu e o JocaNoddy temos trabalhado muito e muito bem em conjunto. Fizemos avaliações e pesquisa de atletas em conjunto, vimos quais atletas U19 poderiam ser mais valia na U21, discutimos estratégias e táticas. Acho que melhor não poderia ser. No entanto está a faltar a ponta da estrela, o selecionador dos seniores, que tem estado ausente, mas com certeza deve ter uma boa justificação.

 

 

5. Que dificuldades encontraste?

JocaNoddy 
Em termos de posições, as dificuldades que tive foram principalmente, Guarda-Redes, gostava que o Frias tivesse descido para os U21, ia ser de grande ajuda, e penso que nao afetaria a Selecao A, e havia mais uns quantos U21, que depois reduzi a lista ao Frias e Lemos (C/L ofensivo), pois ofensivamente tambem estavamos a precisar de mais qualquer coisa, mas tais descidas nao foram possiveis, mas arranjamos solucoes dentro do lote de jogadores que observamos.
Em termos dos jogos amigaveis, nao tivemos grandes dificuldades, jogamos contra boas equipas e deu para tirar umas ideias sobre o possivel alinhamento e tatica a usar contra equipas semelhantes.

 

jtva

A primeira dificuldade que tive foi no scouting dos jogadores pois alguns managers não responderam a pedidos que fiz para me indicarem algumas qualidades do sseus atletas. Mas foi-se sempre contornando os problemas. Neste momento a dificuldade depara-se na escolha do melhor alinhamento, aliar experiência com qualidade, jogadores especificos com jogadores mais polivalentes. Tem sido esta a dificuldade.

 


6. Tens feedback dos managers das equipas cujos jogadores selecionas? Como tem sido esta ligação?


JocaNoddy 
Foi uma ligação excelente! Tenho de agradecer a todos os treinadores das equipas portuguesas e estrangeiras que contactei, todos me responderam, e todos foram prestáveis no fornecimento de informações sobre os jogadores, e espero em breve voltar a falar com eles sobre os seus jogadores, nomeadamente os resultados que eles apresentam e treino, a alguns ja fiz isso, tendo em conta a minha interpretação do guia e experiência, mas claramente, correu muito melhor do que esperava, o meu trabalho foi facilitado tendo em conta a ajuda de todos.

 

jtva

Essa é realmente a parte surpreendente! Confrontado com a ausência de algumas informações que solicitei a alguns managers, fiquei um pouco desanimado mas rapidamente alterei de estado de espirito com as mensagens que recebi de inúmeros managers cujos jogadores selecionei, que estava a ponderar selecionar e até que nem estavam na minha special list. 

A abertura para trabalharem, apoiarem e colaborarem comigo foi fantástica. Tive até um manager que me perguntou como eu queria que ele treinasse o jogador que seleccionei, que atributo e até quando..

Isto mostra que temos felizmente managers que entendem bem o jogo e a comunidade em que estamos.

 


7. Já que estamos em época natalícia, o que desejas para esta época?

JocaNoddy

Se o Pai Natal estiver a ouvir, gostava que os U21 chegassem as 16 melhores (quiça mais longe ;)) e que a minha equipa subisse a I.1 e ja agora se nao for abusar da epoca natalicia e boa vontade, nos outros desportos fica aí a lista de desejos: no Hoquei bem que podia permanecer na I.1, no Basquetebol disputar o 5° lugar do playoff e ir a Taça das Taças, e por fim, no Futebol, espero que nao desça agora que vou subia a II Liga.


Queria aproveitar esta entrevista para incentivar todos os que nao se cansaram de ler as minhas respostas, a serem mais ativos nos foruns, aderirem ao grupo do FB, porque na partilha e troca de experiencias todos temos a ganhar, nao so individualmente como em comunidade, a todos os que me ajudaram no PPM ate hoje, um sincero Obrigado!

 

jtva

De um modo pessoal, gostava de levar a seleção a um patamar em que os todos managers se sentissem orgulhosos, claro que sempre considerando o plantel que temos.

Relativamente ao PPM desejo que todos se divirtam e vivam o jogo, criem amizades e participem nesta comunidade tornando-a mais viva e ativa.

De um modo geral, espero que 2016 seja um ano melhor que 2015.

Grande abraço a todos!

 

Não se esqueçam de ler a apoiar o PPM Magazine


Feliz Natal!!!


Abraço a todos

 

 





Hodnocení článku: Slabý - Normální - Perfektní     Unikátních přečtení: 31

Sdílej na Facebooku   Sdílej na Twitteri   Sdílej na MySpace