Čas:

Tvé týmy:
Komunikace
Public account
  PRO Zona
1330 kreditů
Koupit kredity
Momentálně se nacházíš ve veřejném přístupovém kontě. Pokud si chceš zahrát hru nebo přispívat do diskuzí, musíš se přihlásit. Pokud jsi nový uživatel, musíš se zaregistrovat.

  PowerPlay Magazín

HISTÓRIA DOS MUNDIAIS DE HÓQUEI III - SELEÇÕES SUB18


 

 

5 edições, 5 campeões!

 

 

1ª Edição (Época 11)

A 1ª edição do Mundial, disputou-se apenas na 11ª época, na mesma altura que se disputou o 1º Mundial sub20. E, tal como naquele escalão, as seleções foram distribuídas pelas 3 divisões consoante os resultados obtidos entretanto pela seleção principal.

A Divisão TOP teve o seu 1º mundial disputado na Roménia, em agosto/setembro de 2012. Das seleções que disputaram esta 1ª edição, as grandes potências (Eslováquia, República Checa, Letónia, Polónia,…) estiveram todas presentes, como não havia de ser. A Eslováquia acabaria por se sagrar campeã do mundo, batendo na final os seus vizinhos checos por um tangencial 3-2. Nesta 1ª edição, destaque para a excelente prestação da Dinamarca, 4ª classificada, e para o péssimo campeonato da Polónia, 15ª classificada, com consequente relegação para a divisão inferior.

A Divisão I teve o seu primeiro mundial disputado na Croácia. A Finlândia haveria de conquistar o cetro, batendo uma surpreendente França na final, por 3-1.

A Divisão II foi disputada na Irlanda. A Bulgária sagrar-se-ia campeã do mundo, à frente da Áustria. Portugal, com a seleção comandada por Larsson22, conquistaria um brilhante 3º lugar, a 2 pontos dos austríacos.

2ª edição (Época 12)

A 2ª edição do mundial, Divisão TOP, foi disputada na Rússia, em dezembro de 2012. A República Checa corrigiria o desaire da 1ª edição, batendo desta feita a Hungria por 5-3. Nesta edição, merece ainda destaque o dececionante 13º lugar dos campeões do mundo, a Eslováquia.

Na Divisão I, disputada na Áustria, a Croácia seria consagrada campeã do mundo, batendo na final a Polónia, a grande favorita, por 2-1.

A 2ª edição do Mundial da Divisão II foi disputada em Portugal. Foi o 1º grande evento organizado pelo nosso país. E, a vantagem de estarmos em casa não podia ter sido melhor aproveitada: Portugal sagrar-se-ia campeão do mundo, com os mesmos pontos que a Noruega. A seleção sub18, ainda comandada por Larsson22, conquistaria assim o seu único título nesta categoria.

 3ª edição (Época 13)

A 3ª edição do Mundial sub20, Divisão TOP, disputou-se na Alemanha, Canadá, em abril de 2013. Esta edição assistiria finalmente ao triunfo da principal potência do hóquei, a Letónia. Na final, os letões levariam de vencida uma surpreendente França por 3-1. Nesta edição, destaque para os péssimos resultados da Espanha, 15º lugar, com a consequente relegação para a divisão inferior, e da República Checa, 12º lugar.

Na Divisão I, com Portugal a ser agora comandado por furaredes, o Reino Unido conquistaria o título, batendo na final a Áustria por 3-2. A equipa Lusa ficaria num honroso 5º lugar. Eslovénia e Canadá, dois países com alguma tradição, seriam relegados para o último degrau da hierarquia dos mundiais de hóquei.

No Mundial da Divisão II, disputado nos EUA, a Suíça conquistaria o título, só com vitórias, 5 pontos à frente da Bélgica, 2ª classificada.

4º edição (Época 14)

A 4ª edição do mundial (Divisão TOP) disputar-se-ia na Letónia, em julho/agosto de 2013. A Rússia, equipa há muito a prometer títulos, sagrar-se-ia campeã do mundo, batendo na final a Polónia por um concludente 5-2. A Bielorrússia, equipa que, nas edições anteriores, sempre andara na corda-bamba, desceria de divisão, assim como a Lituânia.

Na Divisão I, disputada em Espanha, a equipa da casa redimir-se-ia do desaire da última edição da Divisão TOP, donde fora relegada, e conquistaria o título, batendo na final a Suíça por 6-4. Portugal, a fazer novamente um brilharete, ficaria em 4º, depois de perder no jogo de atribuição do 3º e 4º lugares, com o Brasil. A seleção lusa, comandada agora por pauloeira, ficaria assim mais perto da Divisão TOP, com boas perspetivas de alcançar bons resultados no futuro.

A Divisão II seria disputada na Eslovénia e a Argentina conquistaria o título.

 

5ª edição (Época 15)

A última edição da Divisão TOP, seleções sub20, seria disputada na Dinamarca. A Hungria conquistaria o título, batendo na final a República Checa por 2-1. A Eslováquia completaria o pódio, depois de bater a Alemanha na atribuição do 3º lugar.

Na Divisão I, disputado na Lituânia, o Brasil sagrar-se-ia campeão do mundo, batendo na final a Holanda por 4-2. Portugal, ainda comandado por pauloeira, ficaria em 7º.

Na Divisão II, na Suécia, seria a Eslovénia a conquistar o título, batendo na final a equipa da casa por 1 ponto.

 

6ª Edição (Época 16)

A próxima edição do Mundial será certamente também muito bem disputada, nas 3 divisões.

Na Divisão TOP, com 5 edições realizadas e outros tantos campeões do mundo, será interessante saber se alguém, finalmente, bisará. A Eslováquia, a República Checa, a Letónia, a Rússia e a Hungria almejarão esse desiderato e não será de estranhar se alguma destas seleções se sagrar campeã do mundo. No entanto, a Polónia, com um péssimo resultado na última edição mas com alguns pergaminhos a nível de seleções nacionais, terá também uma palavra a dizer, assim como a Sérvia, que vem oscilando entre bons e maus resultados.

Na Divisão I, há também um lote grande de seleções favoritas: a Áustria e a Suíça, relegadas para esta divisão na edição anterior, assim como a Roménia ou a Lituânia procurarão conquistar o título. Portugal, agora comandado por joao lopes, quererá manter-se na senda dos bons resultados e lutar pela promoção à divisão superior não está também posta de lado.

Na Divisão II, a Ucrânia e a Bulgária parecem partir como favoritos, juntamente com o Canadá, país que neste escalão está uns furos abaixo dos verificados nas seleções seniores e sub20…

 

ALGUNS FACTOS SOBRE OS MUNDIAIS:

Títulos (Div. TOP): Eslováquia, República Checa, Letónia, Rússia e Hungria (1);

Seleções que se mantiveram sempre na Divisão TOP: Alemanha, Dinamarca, Eslováquia, Hungria, Letónia, Rep. Checa, Rússia e Sérvia.

Seleções que nunca estiveram na Divisão TOP: Argentina, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Estónia, EUA, Irlanda, Itália, Noruega, Portugal, Turquia e Ucrânia.

Seleções que já passaram pelas 3 divisões: Áustria, Canadá, Eslovénia, Suécia e Suíça.

 

 

QUADRO-SÍNTESE DAS CLASSIFICAÇÕES

 

Alemanha

10º

14º

12º

?

Argentina

?

Áustria

14º

16º

?

Bélgica

10º

11º

?

Bielorrússia

13º

12º

14º

15º

?

Bósnia

?

Brasil

?

Bulgária

10º

11º

?

Canadá

16º

12º

?

Croácia

11º

10º

13º

?

Dinamarca

13º

11º

?

Eslováquia

13º

?

Eslovénia

16º

11º

?

Espanha

15º

?

Estónia

12º

?

EUA

11º

10º

?

Finlândia

14º

?

França

10º

13º

?

Holanda

?

Hungria

?

Irlanda

?

Itália

10º

?

Letónia

11º

?

Lituânia

12º

16º

?

Noruega

10º

12º

?

Polónia

15º

11º

?

Portugal

?

Reino Unido

12º

?

Rep. Checa

12º

?

Roménia

16º

?

Rússia

?

Sérvia

14º

10º

10º

?

Suécia

11º

15º

11º

?

Suiça

12º

15º

?

Turquia

?

Ucrânia

12º

?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divisão TOP

 

 

Divisão I

 

 

Divisão II

 

 





Hodnocení článku: Slabý - Normální - Perfektní     Unikátních přečtení: 20

Sdílej na Facebooku   Sdílej na Twitteri   Sdílej na MySpace