HISTÓRIA DOS MUNDIAIS DE HÓQUEI - I
LETÓNIA, A GRANDE DOMINADORA
Letões, com 5 títulos, seguem na liderança. Checos e eslovacos na perseguição.
1ª Edição (Época 3)
A 1ª edição do Mundial disputou-se apenas na 3ª época, espaço de tempo julgado ideal para as seleções criarem uma base sólida de jogadores (e uma ideia que depois se repetiria nos desportos subsequentes). As seleções haviam sido escalonadas pelas 3 divisões (TOP, I e II), usando o critério do número de equipas que cada país tinha, na altura.
A Divisão TOP teve o seu mundial disputado na República Checa. Sérvia, Rússia, Hungria e a equipa da casa dominariam os respetivos grupos mas, nos play-offs, a Letónia, que até aí tivera uma atuação discreta, levaria de vencida o Canadá e a Sérvia, para depois cilindrar a Rússia na final, por 4-1, conquistando o 1º título mundial. Começou ali o percurso triunfador dos letões nos mundiais seguintes. Na atribuição do 3º lugar, a Sérvia esmagaria a seleção da casa por uns concludentes 8-1.
Na Divisão I, disputado na Dinamarca, e onde Portugal começou, com a seleção a ser comandada por emasimoes, o Reino Unido sagar-se-ia campeão, depois de bater a Suécia por 7-5. Portugal acabaria em 9º.
Finalmente, na Divisão II, disputado na Bósnia e Herzegovina, num grupo único de 7 seleções, a Bélgica sagrar-se-ia campeã, com um ponto de vantagem sobre a Bielorrússia.
2ª edição (Época 4)
A 2ª edição do mundial, Divisão TOP, disputou-se na Hungria, em julho de 2010. Canadá, Rússia, Espanha e Sérvia venceriam os seus grupos. Nos play-offs, a República Checa acabaria por sagrar-se campeã do mundo ao bater a Finlândia por 5-4. Na atribuição do 3º lugar, a campeão em título, Letónia, bateria a Rússia (novamente!) e juntaria a medalha de bronze à de ouro da edição anterior.
Na Divisão I, disputada em Itália, com Portugal já sob o comando de PedroPerry, a Suécia, que havia descido da TOP na época anterior, bateria a Lituânia na final, por 4-2, e regressaria à principal divisão. Portugal acabaria em 10º.
Na Divisão II, na Roménia, ainda com um grupo único de 7 equipas, a Holanda venceria folgadamente, com um vantagem de 4 pontos sobre a equipa da casa.
3ª edição (Época 5)
Para a edição 3 do Mundial, disputado na Eslovénia, a República Checa partia como favorita. E, de facto, os campeões do mundo não deixariam os seus créditos por mãos alheias: depois de um 2º lugar no seu grupo, em ex équo com a regressada Suécia, os checos bateriam húngaros e letões para encontrar os seus vizinhos, a Eslováquia, na final. Venceram por 5-3 e sagrar-se-iam bicampeões do mundo. Uma vez mais, a Letónia chegaria ao pódio, ao bater o Canadá por 3-2.
Na Divisão I, sendo Portugal comandado ainda por PedroPerry, a Bielorrússia venceria a Polónia na final por um esclarecedores 6-2. Portugal acabaria em última e desceria para a Divisão II.
Na Divisão II, agora já com um grupo único de 8 equipas, com a entrada da Irlanda, a Áustria sairia vencedora, com os mesmos pontos que a Argentina e com os mesmos golos marcados e sofridos: o campeão acabaria por ser encontrado por sorteio (!!!).
4º edição (Época 6)
A 4ª edição do mundial assistiria ao triunfo (finalmente!) da “equipa da casa”, a Eslováquia. Duplamente “equipa da casa”, pois organizou o torneio e é a pátria do PPM. Na final, os eslovacos bateriam a Lituânia por 4-2 e a Sérvia, que havia prometido muito nas edições anteriores, chegaria finalmente ao pódio, ao bater por 6-3 a Rússia, na atribuição do 3º lugar.
Na Divisão I, disputado em França, a Roménia sagrar-se-ia campeã, batendo na final o Reino Unido e ascenderia pela primeira vez à Divisão TOP.
Na Divisão II, com Portugal comandado ainda por PedroPerry, a Bélgica venceria o torneio, com mais 2 pontos que a nossa seleção. Ambas subiriam à Divisão I.
5ª edição (Época 7)
A 5ª edição da Divisão TOP seria novamente disputada na República Checa. E, novamente, a equipa da casa venceria o torneio, depois de levarem de vencida a Lituânia por 3-2 e após terem estado a perder por 2-0. Para o 3º lugar, a Letónia conquistaria novamente a medalha de bronze, batendo a Hungria por 6-5.
Na Divisão I, com Portugal regressado a esta divisão (e conseguindo um brilharete!), a vencedora seria novamente a Bélgica, que bateria a Croácia por 3-2. Na disputa pelo 3º lugar, a Finlândia bateria Portugal por 4-0. Portugal, comandado agora por xxflip, conseguiria assim o seu 1º grande resultado em mundiais.
Na Divisão II, na Argentina, seria a Dinamarca a sagrar-se campeã.
6ª edição (Época 8)
A 6ª edição da Divisão TOP, disputou-se novamente na Eslováquia, em setembro/outubro de 2011. Esta edição assistiria ao regresso aos triunfos por parte da Letónia, que bateria a Bielorrússia na final, por 4-2. O pódio seria completado com a Alemanha que bateria a equipa da casa por uns concludentes 4-0.
Na Divisão I, na Suíça, a Finlândia seria coroada campeã, após vencer a Dinamarca por 4-1 e nuestros hermanos ficariam com o 3º lugar.
A Divisão II seria disputada nos Estados Unidos e a Bulgária sagrar-se-ia campeã.
7ª Edição (Época 9)
A 7ª edição da Divisão TOP seria disputada na Roménia e veria finalmente a Rússia conquistar o tão prometido título. Os russos bateram a Hungria na final por 4-0 e estas duas seleções foram acompanhadas no pódio pela Eslováquia, depois de um duelo de titãs na disputa pelo 3º lugar com a Letónia.
Na Divisão I, disputada na Suécia, a Espanha conquistaria o seu 1º título, ao bater a equipa da casa por 2-1. No 3º lugar, ficaria a Suíça, que bateria o Brasil por 4-2. Portugal, orientado agora por Larsson, voltaria a claudicar nesta edição e terminaria num dececionante 11º, com a consequente relegação para a Divisão II.
Na Divisão II, a Estónia, a jogar em casa, conquistaria o título só com vitórias.
8ª Edição (Época 10)
Na 8ª edição, novamente “em casa”, na Eslováquia, a Letónia revalidaria o título, batendo a Roménia por 2-1. A Espanha, que subira nesta edição, teve aqui uma estreia fulgurante, ao conquistar o 3º lugar.
A Divisão I, disputada na Alemanha, seria o Brasil a sagrar-se campeão do mundo, batendo a Suíça por 3-2. Igual resultado teria a Alemanha para conquistar o 3º lugar, desta feita sobre a Itália.
Na Divisão II, na Irlanda, a Bósnia e Herzegovina sagrar-se-ia campeã, batendo a Argentina por 1 ponto. Portugal, orientado pelo formiga10, ficaria pelo 4º lugar. Nesta edição, destaque também para a seleção da casa, orientada por xxflip, e que terminaria em 6º.
9ª Edição (Época 11)
Na 9ª edição, disputada uma vez mais na Eslováquia, assistiria novamente ao triunfo da equipa da casa, batendo a Letónia por 3-1. A Dinamarca conquistaria a sua 1ª medalha, batendo a Sérvia por 1-0, na luta pelo 3º lugar.
Na Divisão I, no Canadá, seria a coroação da França como campeão do mundo, depois de bater na final a Hungria por 2-1. Os EUA ficariam com o último lugar no pódio.
Na Divisão II, na Bulgária, seria o Reino Unido a sagrar-se novamente campeão. Portugal ficaria às portas da subida, ao terminar em 3º, a 3 pontos dos britânicos e a 1 da Estónia.
10ª Edição (Época 12)
A 10ª edição do mundial, disputada em dezembro de 2012, teve a Bielorrússia com anfitriã da Divisão TOP e o 1º título para a Finlândia, a qual venceria a Polónia na final por 3-1. Na disputa pelo 3º lugar, a Lituânia bateria a Sérvia por 7-2.
Na Divisão I, disputada na Estónia, a Roménia bateria a Croácia por 4-2 e conquistaria o seu 2º título nesta divisão.
A 10ª edição da Divisão II assistiria ao 1º título para a seleção portuguesa, orientada por nmsc: Portugal terminaria à frente da Irlanda, com uma vantagem de 3 pontos.
11ª Edição (Época 13)
A 11ª edição da Divisão TOP seria disputada novamente na República Checa. A Letónia sagrar-se-ia pela 4ª vez campeã do mundo, batendo na final a Espanha por 3 golos sem resposta. A Espanha prestava-se assim para o assalto ao título, o qual conquistaria na edição seguinte.
Na Divisão I, na Irlanda, Portugal teria o seu grande momento de glória: orientada por nmsc, a seleção das quinas bateria na final a Suíça por 3-2 e conquistaria o seu 2º título, o 1º nesta divisão. Mas mais importante que isso seria a promoção à Divisão TOP.
Na Divisão II, na Bélgica, a Ucrânia conquistaria o título.
12ª Edição (Época 14)
A 12 edição do mundial, disputada na Finlândia, assistiria à estreia de Portugal na principal divisão. E a estreia não podia ser melhor! Depois de ficar em 3º no seu grupo com a consequente passagem à fase seguinte, Portugal acabaria em 5º na 2ª fase e em 11º da geral. A Espanha sagrar-se-ia campeã do mundo, batendo a Letónia por 5-3. A Polónia ficaria com 3º lugar.
Na Divisão I, na Bielorrússia, seria o Brasil a arrecadar o título, depois de levar de vencida a Bulgária por 5-1. A Roménia ficaria com o último lugar no pódio.
A Divisão II, disputada na Holanda, veria a consagração da Noruega como campeã do mundo, à frente da Turquia.
13ª Edição (Época 15)
A última edição do mundial disputou-se, para a Divisão TOP, na Letónia. Como a seleção com o melhor palmarés ninguém ficou admirado pela seleção da casa ter conquistado o título, o 5º na sua história. Na final, os letões bateram a Hungria por 2-0. Na disputa pelo 3º lugar, a Rep. Checa levaria de vencida a Sérvia, mais uma vez às portas do título, com a 6ª presença nas meias-finais.
Na Divisão I, na Croácia, seria a Alemanha a sagrar-se campeã, batendo a Suécia na final por 2-1.
Na Divisão II, disputada no Reino Unido, seria a seleção da casa a vencer, conquistando o seu 3º título, o 2º nesta divisão.
14ª Edição (Época 16)
A próxima edição do Mundial será certamente também muito bem disputada, nas 3 divisões. Portugal, na Divisão TOP, terá como objetivo a manutenção neste patamar. Apontar favoritos em cada uma delas não será fácil.
Na Divisão TOP, conquistará a Letónia o seu 6º título? Ou será, finalmente, a vez da Sérvia? E que dizer da Rússia, que conquistou o seu único título há 8 épocas? E as duas potências “da casa”, Eslováquia e República Checa? Ou talvez a Polónia, que já conquistou dois pódios e esteve uma vez na final?
Na Divisão I, a Eslovénia será a favorita: desceu a esta divisão após 13 temporadas na Divisão TOP e, certamente, quererá voltar mas a Bielorrússia, o Canadá ou a Roménia terão também uma palavra a dizer…
Na Divisão inferior, a Ucrânia é claramente favorita mas tudo se pode esperar…
ALGUNS FACTOS SOBRE OS MUNDIAIS:
Títulos (Div. TOP): Letónia (5); Rep. Checa (3); Eslováquia (2); Espanha, Finlândia e Rússia (1)
Seleção com mais títulos (total): Letónia (5)
Seleções que se mantiveram sempre na Divisão TOP: Letónia, Rep. Checa, Eslováquia, Rússia, Sérvia
Seleções que nunca estiveram na Divisão TOP: Argentina, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Estónia, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Itália e Turquia.
Seleções que já passaram pelas 3 divisões: Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, Portugal, Roménia e Ucrânia
Jogos com mais golos: Letónia 12 Eslovénia 3 (Div. TOP, ed. 6); Croácia 8 Áustria 7 (Div. I, ed. 1); Argentina 19 Estónia 0 (Div. II, ed. 13)
Jogo com maior diferença de golos: Letónia 12 Eslovénia 3 (Div. TOP, ed. 6) e Rússia 9 Canadá 0 (Div. TOP, ed. 4); Canadá 8 Estónia 0 (Div. I, ed. 10); Argentina 19 Estónia 0 (Div. II, ed. 13).
QUADRO-SÍNTESE DAS CLASSIFICAÇÕES
edição |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
época |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
Alemanha |
10 |
7 |
11 |
8 |
7 |
3 |
16 |
3 |
6 |
5 |
3 |
9 |
1 |
? |
Argentina |
4 |
6 |
2 |
12 |
6 |
5 |
5 |
2 |
9 |
12 |
3 |
5 |
2 |
? |
Áustria |
8 |
12 |
1 |
7 |
9 |
11 |
6 |
8 |
4 |
6 |
5 |
3 |
6 |
? |
Bélgica |
1 |
11 |
4 |
1 |
1 |
14 |
15 |
10 |
10 |
11 |
4 |
7 |
7 |
? |
Bielorrússia |
2 |
8 |
1 |
13 |
13 |
2 |
7 |
10 |
6 |
13 |
15 |
7 |
3 |
? |
Bósnia |
7 |
4 |
3 |
6 |
3 |
3 |
7 |
1 |
11 |
7 |
6 |
6 |
8 |
? |
Brasil |
7 |
11 |
5 |
16 |
8 |
7 |
4 |
1 |
5 |
15 |
6 |
1 |
10 |
? |
Bulgária |
10 |
4 |
4 |
9 |
11 |
1 |
12 |
3 |
7 |
4 |
2 |
2 |
15 |
? |
Canadá |
8 |
12 |
4 |
14 |
6 |
5 |
9 |
16 |
7 |
8 |
4 |
5 |
4 |
? |
Croácia |
6 |
5 |
8 |
8 |
2 |
15 |
7 |
7 |
8 |
2 |
8 |
15 |
10 |
? |
Dinamarca |
5 |
9 |
9 |
11 |
1 |
2 |
8 |
7 |
3 |
12 |
11 |
13 |
12 |
? |
Eslováquia |
3 |
13 |
2 |
1 |
8 |
4 |
3 |
5 |
1 |
5 |
4 |
10 |
7 |
? |
Eslovénia |
13 |
6 |
13 |
12 |
10 |
12 |
11 |
14 |
8 |
11 |
12 |
12 |
16 |
? |
Espanha |
6 |
9 |
6 |
15 |
7 |
3 |
1 |
3 |
6 |
10 |
2 |
1 |
9 |
? |
Estónia |
5 |
5 |
6 |
7 |
2 |
12 |
1 |
11 |
2 |
9 |
12 |
8 |
5 |
? |
EUA |
6 |
3 |
8 |
5 |
4 |
6 |
4 |
5 |
6 |
5 |
8 |
1 |
9 |
? |
Finlândia |
14 |
2 |
16 |
6 |
3 |
1 |
13 |
12 |
13 |
1 |
9 |
8 |
6 |
? |
França |
11 |
8 |
15 |
10 |
10 |
8 |
5 |
9 |
1 |
16 |
9 |
6 |
5 |
? |
Holanda |
3 |
1 |
5 |
3 |
6 |
9 |
9 |
8 |
5 |
6 |
11 |
4 |
3 |
? |
Hungria |
9 |
10 |
8 |
7 |
4 |
8 |
2 |
15 |
2 |
9 |
5 |
7 |
2 |
? |
Irlanda |
|
|
7 |
4 |
7 |
7 |
3 |
6 |
5 |
2 |
8 |
12 |
4 |
? |
Itália |
7 |
6 |
11 |
3 |
5 |
4 |
2 |
4 |
4 |
3 |
10 |
4 |
7 |
? |
Letónia |
1 |
3 |
3 |
5 |
3 |
1 |
4 |
1 |
2 |
6 |
1 |
2 |
1 |
? |
Lituânia |
4 |
2 |
10 |
2 |
2 |
10 |
10 |
13 |
14 |
3 |
14 |
6 |
8 |
? |
Polónia |
15 |
7 |
2 |
11 |
12 |
13 |
5 |
4 |
10 |
2 |
10 |
3 |
11 |
? |
Portugal |
9 |
10 |
12 |
2 |
4 |
10 |
11 |
4 |
3 |
1 |
1 |
11 |
14 |
? |
Reino Unido |
1 |
16 |
10 |
2 |
11 |
16 |
10 |
12 |
1 |
10 |
7 |
11 |
1 |
? |
Rep. Checa |
5 |
1 |
1 |
9 |
1 |
6 |
6 |
11 |
12 |
7 |
3 |
5 |
3 |
? |
Roménia |
11 |
2 |
7 |
1 |
14 |
9 |
12 |
2 |
15 |
1 |
16 |
3 |
8 |
? |
Rússia |
2 |
4 |
7 |
4 |
9 |
7 |
1 |
9 |
7 |
14 |
13 |
9 |
5 |
? |
Sérvia |
4 |
5 |
12 |
3 |
5 |
11 |
14 |
6 |
4 |
4 |
6 |
4 |
4 |
? |
Suécia |
16 |
1 |
9 |
10 |
15 |
4 |
2 |
8 |
11 |
8 |
7 |
16 |
2 |
? |
Suiça |
12 |
14 |
14 |
6 |
16 |
5 |
3 |
2 |
16 |
4 |
2 |
14 |
13 |
? |
Turquia |
12 |
7 |
5 |
8 |
8 |
8 |
8 |
7 |
8 |
8 |
7 |
2 |
12 |
? |
Ucrânia |
2 |
15 |
6 |
5 |
5 |
6 |
6 |
5 |
12 |
3 |
1 |
10 |
11 |
? |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1 |
|
Divisão TOP |
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
1 |
|
Divisão I |
|
|
|
|
|
|
|
||||
|
1 |
|
Divisão II |
|
|
|
|
|
|
|
Sdílej na Facebooku Sdílej na Twitteri Sdílej na MySpace