Vrijeme:

Vaši timovi:
Komunikacija
Public account
  PRO Zona
1330 kredita
Kupi kredite
Trenutno ste ulogovani na javni nalog. Ukoliko želite da igrate igru ili se pridružite diskusijama, morate se ulogovati. Ukoiko ste novi korisnik, morate se prvo registrovati.

  PowerPlay Magazin

Sólido como um "carvalho"


Olá a todos

 

Eis que mais uma época chegou ao fim.

Foi uma época em que essencialmente o campeão em título, Oak United, mostrou uma solidez notável (daí o título do artigo), conquistando os 3 principais troféus do panorama nacional, apesar dos esforços dos adversários para o tentar contrariar. Por muito que o tentassem "abanar" este não cedeu e confirmou o seu favoritismo em todas as frentes.

Mas vamos a uma análise mais detalhada:

 

I

A fase regular viria a trazer algumas novidades ao panorama nacional. Na Conferência A o Abrantes Basket viria a disputar a liderança taco a taco com o Sampaio Basket, relegando o Fluvial Mineiro (campeão em título da fase regular) para a 3ª posição.

No final o 1º lugar viria a sorri ao Abrantes Basket, fruto dum melhor desempate por média de pontos.

Na luta pelo 4º lugar, a disputa foi intensa entre o Sl Benfica e o Expofacic Basket,e foi muito renhido até ao fim. À entrada da última jornada o Expofacic ia na frente por 1 vitória, mas viria a perder frente ao Fluvial Mineiro. Todas as atenções viravam-se para o jogo do Sl Benfica, que viria a conseguir vencer o seu jogo. Assim terminavam com igual registo a fase regular, mas o desempate acabaria por ser favorável ao SL Benfica, ocorrendo assim a reviravolta entre 4º e 5º.

Piores sortes tiveram o Sl Daniel, Mf Basket e Angola Palankas, que viriam a fazer uma primeira metade de época bastante pobre e com isso quedaram-se nas 3 últimas posições da conferência.

 

Na conferência B, o campeão em título, Oak United, viria a ser a equipa dominadora, ganhando tranquilamente e sagrando-se campeão da fase regular. Em 2º lugar, uma pequena surpresa, com a equipa do Milheiroense Basket a fazer uma excelente fase regular, demonstrando que a sua jovem equipa tem muito potencial.

Para a 3ª e 4ª posição a luta viria a ser bem mais intensa e equilibrada. Darkside BC, DioWarriors, Kromos e JocadiasTeam viriam a lutar de forma acesa por estas posições durante toda a época, sendo que na recta final o Kromos e o JocaDiasTeam viriam a ceder e a acabar fora do playoff. Faltava definir 3º e 4º, e apesar do confronto directo na última jornada entre Darkside e DioWarriors ter sido favorável ao 2º, tal viria a não ser suficiente, pois por uma pequena margem o 3º lugar viria a ser atribuido ao Darkside BC.

Nas últimas posições da conferência, Amadora Wolves e Careca Team cedo mostraram que não tinham andamento para os restantes.

 

Playoff

Chegávamos então aos Playoffs, um dos momentos mais aguardados da época.

Na 1ª ronda o Abrantes Basket viria a resolver a questão facilmente frente ao Sl Benfica por 3-0, o mesmo resultado que o Oak United aplicou ao DioWarriors.

Nos outros 2 confrontos, à partida mais equilibrados, viriam ambos a terminar com um 3-1 final. No duelo entre Sampaio Basket e Fluvial Mineiro ficou claro que o Fluvial perdeu o "gás" das épocas iniciais, e que terá que se reformular para continuar nas disputas pelos titulos. Tirando o 3º jogo, a equipa mostrou que já não tem argumentos para rivalizar de igual para igual com equipas com mais sangue novo, pelo que o 3-1 final frente ao Sampaio Basket acabou por não ser uma grande surpresa.

Finalmente, entre Milheiroense Basket e Darkside BC, o Milheiroense viria a estar aquém do que fez durante a época, ao contrário do seu adversário que viria a subir o nivel de jogo. Com isso, o Darkside acabou por dominar a eliminatória, vencendo por uns claros 3-1.

Chegávamos assim às meias finais, que opunham Abrantes Basket ao Sampaio Basket  e Oak United  ao Darkside BC.

Estas viriam a ser extremamente rápidas, com um Sampaio Basket irreconhecivel a ser "atropelado" com uns expressivos 3-0 e parciais bastante dilatados, e com um Oak United que viria a vencer de rompante a sua meia final nos 3 primeiros jogos, apesar dos esforços do adversário.

Chegados à final, Oak United viria a precisar de apenas 3 jogos para revalidar o título de campeão nacional absoluto, apesar de ter tido forte réplica no 1º e 3º jogos, decididos por margens mínimas. Não foi muito feliz o Abrantes Basket, pois poderia perfeitamente ter forçado o adversário a um maior trabalho e também porque mesmo antes da final perdeu o seu melhor jogador por lesão.

 

Taça Nacional

A taça viria a ser marcada por vários grandes jogos em rondas prematuras, o que levou a grandes supresas no lote dos semi finalistas.

Oak United, Mf Basket, JomiduaPremier e BeiraMarGaiense foram os 4 semi finalistas da prova.

Sendo o grande favorito, Oak United viria a vencer tranquilamente a taça, eliminando o MF Basket nas meias, e o JomiduaPremier na final. Na disputa do 3º lugar, MF Basket levou a melhor frente ao BeiraMarGaiense, que viu assim a sua grande oportunidade de ir às competições internacionais deitada por terra. Dificilmente alguma destas equipas voltará a ter oportunidades tão boas no futuro recente, dado que esta foi uma época bem atipica em que muitos dos favoritos foram eliminados em ronda muito prematuras, como bem o referi.

 

Competições Internacionais

Nas competições internacionais fomos representados por Oak United e Fluvial Mineiro, na Liga dos Campeões, e pelo Darkside BC e JocaDiasTeam na Taça das Taças.

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Fluvial Mineiro viria a estar irreconhecível, com uma prestação muito pobre, obtendo apenas 2 vitórias em 10 jogos. Naturalmente acabou em último no grupo e foi logo aí afastado da prova.

Já o Oak United fez uma fase de grupos positiva, com 6 vitórias e 4 derrotas. Acabou na 3ª posição do seu grupo e seguiu para os playoffs, onde viria a ser eliminado na 1ª ronda pelo Helsingborgs BK da liga Russa.

Já na Taça das Taças, o JocaDiasTeam viria a ter uma fase de grupos bastante sofrível, mas premiada no final com uma passagem à justa aos playoffs. As 4 vitórias obtidas pela equipa chegaram, por curta margem, para levar a equipa à 1ª ronda do playoff, onde seria eliminada pelo CnAPTAK MOCKBA, da liga Russa.

Já o Darkside BC viria a fazer uma boa fase de grupos, obtendo 8 vitórias nos 10 jogos realizados. No playoff superou o GGakowo (Sérvia) na 1ª ronda, mas viria a ser infeliz na 2ª ronda frente aos chineses do Hongqi Bulls, num jogo bastante equilibrado e que poderia ter um outro desfecho para as cores nacionais. Ainda assim ficou num honroso 17º lugar nesta prova.

 

Descidas e Subidas

Foi com grande expectativa que se entrou na fase da pela luta pela manutenção. O lote de equipas desta época na metade inferior parecia bastante equilibrado à partida, e tal veio a confirmar-se na recta final.

Os grandes vencedores da ronda de despromoção foram o Kromos e o Expofacic Basket, que conseguiram respectivamente o 9º e o 10º lugares tão desejados, que dão manutenção garantida na I.

A playoff de manutenção vão as equipas do JocaDiasTeam (11º), Angola Palankas (12º) e SL Daniel (13º). O JocaDiasTeam irá defrontar o finalista da II.3, o Pedra de Baixo, num confronto onde à partida será favorito. Já o Angola Palankas, que fez o melhor registo da ronda de despromoção (10-4), protagonizando uma notável recuperação, irá defrontar o GondoBasket da II.2, num confronto que poderá ser bastante equilibrado e imprevisível. Por fim, o SL Daniel, que se aguentou como pode, irá defrontar o SCFarense, equipa que me parece não deverá colocar grandes problemas ao emblema I.1.

Na calha da descida directa caíram o Careca Team (14º), que apesar da boa fase final (9 vitórias e 5 derrotas) acabou por não ser suficiente para escapar à descida, o MF Basket (15º), que apesar do 3º lugar na taça teve muito aquém no que ao campeonato diz respeito, e finalmente o Amadora Wolves (16º), que conseguiu apenas 1 vitória nos 14 jogos e via assim a sua equipa longe de qualquer hipótese de manutenção.

 

Em sentido inverso, além das equipas que poderão (ou não) subir via playoff de promoção (já mencionadas), está o velho conhecido Ferroclube BC, equipa que poderá correr o risco de entrar no "ping-pong" entre a I e II, pois continua a não apresentar grandes argumentos para a I. Da II.2, segue para a I o JomiduaPremier, um novato nas andanças da liga de topo. Mas a verdade é que já há muito vem batendo à porta da subida, e esta época aconteceu mesmo. É uma equipa que aparenta ter outro tipo de argumentos no que ao plantel diz respeito, pelo que poderá ser uma equipa a lutar mais a sério por alguma coisa na I. E finalmente, a última subida directa é a do Academia Sporting Clube, que finalmente vê a sua equipa chegar ao principal escalão nacional. É também esta uma estreia na I, e à partida, a equipa com melhores condições para se manter cá por cima por muito tempo. Possui melhores estruturas que os seus colegas de subida e e um bom plantel jovem, pelo que será interessante seguir o que esta equipa poderá fazer.

 

 

E pronto, foi isto que se passou esta época. Falta apenas os playoffs de subida/descida, que poderão provocar uma ou outra alteração, se bem que na minha opinião pessoal esta época apostava que as 3 equipas da I se mantêm. Mas vamos ver se alguma das equipa da II conseguirá surpreender e subir por essa via. ;)

 

Obrigado a todos e até à próxima ;)





Ocjena artikla: Loše - Normalno - Odlično     Jedinstveni pregledi: 48

Podijeli na Facebook   Podijeli na Twitter   Podijeli na MySpace