Rescaldo da época 4 (basket)
Olá a todos.
Eis que mais uma época no basket chega ao fim (sim, isto no basket é sempre a correr, pisca-se os olhos e já acabou a época).
Como tal, é altura de rever os acontecimentos principais da época.
I.1
Classificação Final:
1º Oak United BC
2º Fluvial Mineiro
3º Sampaio Basket
Foi um playoff muito preto no branco até à final. Cedo se percebeu (1ª ronda) que havia 3 equipas (Milheiroense Basket, Kromos, Sl Benfica) que estavam lá com outros objectivos que não o da luta pelo título, e isso espelhou-se no resultado dos confrontos, todos eles finalizados com 3-0 no final contra as equipas referidas. Restava apenas o confronto entre o Sampaio Basket e o Abrantes Basket, que foi resolvido com recurso "à negra", onde o Sampaio Basket levou a melhor pela mais pequena das margens: 1pt.
Tinhamos portanto Oak United, Fluvial Mineiro, Sampaio Basket e Darkside BC nas meias finais.
Aí as coisas não correram de feição aos últimos 2 que mencionei.O Sampaio Basket foi eliminado por 3-1 frente ao ainda campeão em título, Fluvial Mineiro, enquanto que na outra meia final o Darkside encontrava o mesmo desfecho, perdendo por 3-1 frente ao Oak United BC.
Estavámos então perante mais uma final entre o Fluvial Mineiro e o Oak United BC. O Fluvial Mineiro começou por ganhar o 1º jogo, colocando-se na frente por 1-0. Mas o Oak United iria reagir em força nos 2 jogos seguintes, invertendo o resultado para 1-2. Encostado às cordas, o Fluvial Mineiro ainda conseguiu levar o confronto para o jogo 5, onde no entanto viria a perder após prolongamento. Assim, o resultado final ditou Oak United BC 3-2 Fluvial Mineiro, sagrando-se assim o Oak United como campeão pela 2ª vez na sua história!
Ronda de Despromoção
Era com alguma expectativa que se esperava pelo desfecho da "luta dos aflitos", que há partida parecia estar muito em aberto e com grande equilibrio entre as equipas.
O grande destaque acabou por ser a equipa do Expofacic Basket, que viria a vencer 12 dos 14 jogos desta fase, colocando-se confortavelmente em posição de manutenção. Sem dúvida que fez uma grande fase final, e por isso justamente obteve a 9ª posição.
Entre os restantes, as coisas viriam a ser bem mais equilibradas, exceptuando o Almada BC, que cedo se viu condenado(16º lugar), os restantes mantiveram sempre acessa a esperança até final.
Após muito sofrer, o Amadora Wolves conseguiu aguentar o 10º lugar, o lugar de manutenção directa que restava. Mas foi um percurso muito complicado, dos 14 jogos viria a vencer apenas 7, cerca de 50%. Acabou por bastar para manter o SóPaLenha atrás de si, por uma unha negra, no 11º lugar. Seguiu-se o surpreendente Angola Palankas, que viria a ganhar 9 jogos nesta fase e colocar-se numa posição de disputa de playoff.
Dos restantes, Alagoas BC viria a fazer uma fase final para esquecer, com apenas 3 vitórias acabaria por ficar na 15º posição e descer directamente. Restavam apenas 2 equipas, Ferroclube BC e Sporting 1962. Acabaram ambas com 7 vitórias, mas como o Ferroclube BC vinha duma melhor classificação na fase regular, acabaria por ficar com a última posição com acesso a playoff (13º lugar), relegando o Sporting 1962 para o 14º lugar e para a descida directa.
Subida/Descida
Assim, desceram directamente:
Almada BC, Alagoas BC e Sporting 1962
e subiram directamente da II:
Sl Daniel, MF Basket, JocaDiasTeam
Após venceram os playoffs da II.1, II.2 e II.3 respectativamente
Faltava apenas saber o desfecho do playoff de subida/descida.
Aqui, da I.1 apenas o Angola Palankas viria a conseguir salvar-se, vencendo o JomiduaPremier por uns expressivos 2-0. Já o SoPaLenha viria a ser derrotado por 2-0 frente ao DioWarriors da II.3, por parciais bastante expressivos diga-se.
No último confronto, tinhamos o veterano do "desce não desce", o Ferroclube BC, frente ao Careca Team da II.1. Este último entrou com força no mini-playoff e venceu o bastante renhido 1º jogo por 2 pts. Mas o Ferroclube BC, viria a vencer o 2º jogo e a colocar a decisão no derradeiro 3º jogo.
Aí contudo, ao contrário de outras épocas, não conseguiu enganar a descida, e desta vez o estatuto de "mestre da fuga à descida" não serviu para evitar o que parecia inevitável mais tarde ou mais cedo...
Na I.1 ficaram:
Careca Team, Angola Palankas e DioWarriors
Desceram/Não subiram:
SoPaLenha, Ferroclube BC e JomiduaPremier
Taça de Portugal
A taça de Portugal viria a ditar um vencedor inesperado, o JocaDiasTeam. A equipa do seleccionador nacional fez uma época muito bem conseguida, não só no plano da liga, como também na campanha que realizou na taça, vencendo pelo caminho algumas das melhores equipas nacionais, nomeadamente nas meias finais o Darkside BC e o Fluvial Mineiro na final.
Na disputa do 3º lugar, o Darkside BC viria a levar a melhor sobre o Sporting 1962.
Assim, a classificação final ficou:
1º JocaDiasTeam
2º Fluvial Mineiro
3º Darkside BC
4º Sporting 1962
5º Oak United
5º Ferroclube BC
5º Pedra de Baixo
5º Moskitos Trubeteiros
Competições Internacionais
Na época 4 contámos com 2 representantes em cada prova internacional. Fluvial Mineiro e Oak United BC na Liga dos Campeões, o Sampaio Basket e o JomiduaPremier na Taça das Taças.
Começando pela Liga dos Campeões, ambos os representantes nacionais fizeram boas fases de grupo, se bem que o destaque irá claramente para o Fluvial Mineiro que venceu 9 dos 10 jogos nesta fase da prova. O Oak United BC por sua vez fez um registo mais modesto, 5 vitórias e 5 derrotas, mas que ainda assim foi suficiente para passar a fase de grupos.
Na fase de playoff, o Fluvial Mineiro viria a perder na 1ª ronda com os franceses do MUC Basketball, por 80-90. O Oak United Bc viria a ficar mais um pouco em prova, mas acabaria batido na 2ª ronda do playoff pelo Bk Burkānciems da Letónia.
Na Taça das Taças, diferentes sortes para os representantes portugueses. O JomiduaPremier tinha à partida uma dura tarefa, ainda assim tentou fazer os possíveis com os limitados recursos que tinha ao seu dispor. Conseguiu 3 vitórias, e apesar de acabar eliminado na fase de grupos, saiu com a cabeça erguida de não ter ido apenas marcar presença na prova.
Já o Sampaio Basket conseguiu superar a fase de grupos, vencendo 6 dos 10 jogos. Não viria no entanto a ter grande sorte, sendo eliminado na 1ª ronda do playoff por um dos semi-finalistas da prova, o PW-Dragons da Dinamarca, por uns escassos 3 pts. Fica a ideia que poderia ter ido mais longe com uma melhor sorte no sorteio do playoff.
Selecção Nacional
A selecção nacional, após uma primeira época em que falhámos o apuramento para o mundial, viria a ter melhor sorte na 2ª época.
Portugal conseguiu uma qualificação relativamente tranquila para o mundial, embora apurando-se como 4º classificado do grupo. Em 7 jogos viria a vencer apenas 3, ainda assim suficiente para o apuramento.
Chegado o mundial, era sabido que a missão seria muito complicada. Num grupo particularmente díficil (embora nesta fase já quase não existam equipas fáceis), Portugal viria a conseguir 2 vitórias em 5 jogos, que viria a ser suficiente para passar a fase de grupos graças a uma inesperada vitória da Sérvia sobre a Alemanha na última jornada.
Nos oitavos de final apanhámos a fava, a Hungria, que viria a sagrar-se campeã pela 2ª vez em 2 edições. A equipa tentou, mas na segunda parte a maior experiência Hungara nestas andanças acabaria por resolver o jogo...rumo a mais um titulo. Está visto que a Hungria será a equipa a abater, e pelo aspecto da coisa, não se vêm muitos adversários capazes de bater o pé a esta equipa. Na próxima edição serão mais uma vez o principal candidato ao titulo, embora a Polónia e a República Checa tenham colocado bastantes dificuldades e serão porventura as selecções mais prováveis de conseguir quebrar a hegemonia Hungara.
Obrigado e até à próxima ;)
Podijeli na Facebook Podijeli na Twitter Podijeli na MySpace